Tryck 22/12/2022
Eu amei fazer parte desta viagem
O primeiro livro que li do pai da ficção científica não me deixou nada decepcionado, pelo contrário, me deixou ainda mais ansioso para ler todas as suas principais obras. Esse ano com certeza irá ter mais leituras de Julio Verne por aqui!
.
O livro é narrado pelo sobrinho do prof. Lindenbrock, o jovem Axel, em forma de diário de bordo durante uma expedição que os leva até o centro da Terra. Acompanhando o tio e o sobrinho nesta viagem, temos Hans, quieto e discrito, mas super importante para a manutenção da vida de Lindenbrock e Axel.
.
A decisão de fazer tal viagem vem do fato do prof. Lindenbrock ter traduzido um manuscrito antigo, com informações sobre como seria essa viagem. Em contrapartida, meio cético em relação a isso tudo, seu sobrinho Axel acha que essa viagem não passa de uma forma de suicídio, mas acaba sendo forçado a fazê-la com seu tio.
.
Todas os acontecimentos depois da chegada dos personagens a Islândia, onde encontram o Hans, são voltados para a expedição que os levam pelas entranhas do planeta, até o seu centro. É uma história recheada de suspense, de aventuras, perigos e até mesmo momentos desesperadores.
.
É um livro que nos mostra a evolução dos seus personagens. O sobrinho que antes era cético, fica super empolgado em desbravar esse "novo mundo" e mais ainda, em completar a missão. O seu tio, o professor Lindenbrock a cada página demonstra mais e mais amor pelo seu sobrinho e se sente a pessoa mais feliz por tê-lo ao seu lado. E por fim Hans que durante todo o livro deu uma aula em concentração e comprometimento e acima de tudo, em ser capaz de resolver qualquer problema.
.
Essa leitura, além de ser uma obra prima da ficção científica, também traz muitas referências a ciência da época que foi lançado assim como termos científicos super importantes para o entendimento e construção dos personagens. Só tem uma coisa que eu não gostei muito nesse livro, queria que Hans tivesse mais atenção, achei o personagem quase que jogado em algumas partes e faltou explorarem seu desenvolvimento. Hans tinha muito mais potencial do que lhe foi dado.