Victoria Ogando 31/08/2020
Viagem ao centro da Terra
Jules Verne (conhecido no Brasil como Júlio Verne) foi um escritor francês, filho de advogado que foi enviado a Paris para estudar Direito. Durante os estudos se viu interessado pela literatura e passou a escrever peças teatrais como forma de conseguir dinheiro mais fácil através da literatura. Com isso ele passou a frequentar a Biblioteca Nacional, e acabou se dedicando fielmente as ciências e suas descobertas. Especialmente a geografia que chamava muito a sua atenção, o que levaria a se tornar explorador e cartógrafo. É considerado o segundo autor mais traduzido do mundo perdendo apenas para Agatha Christie.
Viagem ao centro da terra foi publicado em 1864, sendo o segundo romance a ser publicado pelo autor, na coleção intitulada Viagens Extraordinárias, um ano após o primeiro livro ser publicado, Cinco semanas em um balão (1863). O tema foi escolhido após Verne ler um livro de um autor dinamarquês, porem a única coisa em comum entres os dois livros é o título.
O início da história se passa em Hamburgo e a conta sobre Otto Lindenbrock, um mineralogista e professor universitário, e seu sobrinho e assistente que também acabou se apaixonando pela mineralogia. Havia na casa também mais 2 pessoas Marthe, que era a empregada, e Graüben, que era afilhada do professor (porém as duas são pouco mencionadas na história). Após a visita a uma loja o mineralogista chega a sua casa em porte de um livro, no qual após folheá-lo encontra um pergaminho no qual havia uma descoberta que os levaria a uma aventura. Quando confirmado os fatos de tradução do pergaminho, já que ele se encontrava escrito em islandês o Professor e Axel partem em busca da aventura. Já em Reykjavík (Islândia), eles têm uma adição ao grupo, Hans um islandês que serviria de guia para essa empreitada que viria pela frente. O grupo era bastante heterogêneo: um cinquentão indócil, um jovem que vê sempre o lado romântico de tudo e uma pessoa com idade entre os dois extremos, porem que tinha um sendo prático e força física. E com isso eles partem e parte em sua expedição bem obstinados ao seu destino.
O livro é uma ótima leitura, de fácil acesso. O autor não entra em muitos detalhes sobre os personagens, ele foca mais a escrita. Considero um livro para todas as idades, mais acredito que possa atingir mais o público infanto-juvenil ou jovens adultos.