spoiler visualizarmntainsound 01/08/2023
Illian, abençoada e azul
Após os brutais acontecimentos do ano da ascensão, a nova rainha é oficialmente apresentada, mas uma maldição divide os súditos da ilha ao achar que essa não é uma escolha da deusa.
toda a ilha se divide e se opõe contra a nova rainha, e ao mesmo passo ela mesma se rebela contra seu povo que a denomina de morta-viva, e dizendo que ela trouxe a nova maldição até a ilha. enquanto isso, muito afora das magias da névoa, as outras duas rainhas convivem em um novo mundo, se acostumando aos novos modos e a nova vida até que a ilha começa a chamar elas de volta, principalmente arsinoe, que têm sonhos vívidos com a antiga rainha daphne.
jules está com emilia, fazendo renascer uma rebelião contra a nova rainha, se fazendo líder e com uma pretensão para subir ao trono, principalmente por seus poderes maiores que nunca agora.
eu gostei muito desse livro, o suspense é muito bom e o jeito como todos os núcleos da história se juntam ao fim é realmente excelente pra desenvolver a trama e trazer o gancho para a próxima história, mas também senti que esse voltou a ter mais momentos estagnados onde muitos detalhes são apenas para enrolar para a parte crucial. a morte da madrigal pra mim foi muito triste, apesar de não ser uma personagem que eu realmente não almejava nem nada, achei uma morte muito dolorosa desse jeito. ainda gosto muito da arsinoe e ela finalmente teve seu momento sem precisar ficar a sombra de outra personagem, e passei a ter dó da kat e de toda a trama dela, enquanto mirabella apenas me deixou com raiva, não entendo em sua oposição contra a nova rainha sabendo de todos os antigos costumes da ilha que só trouxeram sangue e malefícios para todos, ela se apoiou naqueles que concordaram em matar ela em praça pública anteriormente de um jeito tão fácil, enfim, quero ver como o último livro vai definir a nova rainha da ilha e de como as traições desse livro vão se alinhar na trama!