Viviane @resenhasdaviviane 08/04/2023A política que sempre existiuRealizei a leitura dessa peça de teatro, juntamente com os integrantes do grupo SLI Clube de Leitura, administrado pela Janeh Barros. Eu não esperava uma história tão atual, com cenas engraçada e uma narrativa fluída como escontrei, fiquei tão apaixonada por ela que resolvi assistir a série disponível no GloboPlay.
Em resumo o livro conta a história de Odorico Paraguaçu, o Bem-Amado, que é a encarnação em escala provinciana de personagens bem mais sinistros da vida política latino-americana, ditadores, caudilhos, demagogos de todos os tipos e cujo perfil é ora cômico e ora patético.
Esse político muito bom de lábia se torna prefeito de Sucupira com a promessa de construir um cemitério na cidade, uma vez que, para enterrar seus famíliares os moradores precisam ir para a cidade vizinha. Assim que toma posse do novo cargo, descobre que a cidade não tem dinheiro em caixa e começa a desfalcar as secretárias para cumprir a promessa de campanha.
Com o cemitério pronto é preciso inaugurá-lo e nada melhor do que um defunto para abrilhantar a comemoração mas, cadê o defunto? Não morre ninguém na cidade há mais de um ano e o jornal local (que é oposição ao prefeito) começa a fazer publicações sobre os gastos realizados para a construção de um cemitério sem utilidade, apresentando os problemas na saúde, educação, DAE, etc.
Para consegui limpar o seu nome e inaugurar a maior obra pública do seu mandato, Odorico precisa de um defundo e para conseguir irá até as últimas consequências. Dias Gomes foi um escritor incrível, que conseguiu apresentar a realidade política do país de uma maneira engraçada. Recomendo o livro e a série do GloboPlay, onde o ator Marco Nanini interpreta o Coronel Odorico Paraguaçu.