Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior




Resenhas - Torto arado


7741 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Lavinia 02/10/2022

era o medo de quem foi arrancado de seu chão
(eu estava escrevendo a resenha tem 30min, fui salvar, apagou... juro que raiva)

O geógrafo nos apresenta a vida das irmãs Belonísia e Bibiana com sua escrita incrível. A história se passa no sertão da Bahia, em Águas Negras. O livro nos mostra cada passo da vida de quem viveu por lá mais de século, nenhum dono das terras.

É possível sentir a dor desde quando os africanos foram arrancados de suas terras e arrastados mar à fora, por meio da encantada Santa Rita Pescadeira, entidade do jarê. O que essa parte do livro mexeu comigo não foi pouco não, é muita desumanidade, muita.

A família das irmãs passa por inúmeras dificuldades e diferentes valores e morais, podemos perceber que um só toque em conhecimento basta para se querer lutar pelo que é seu, pois se tem ciência do que é seu por direito, mas também notamos o quanto vale um só toque, porque os poderosos nunca deixam barato quando seu poder é ameaçado sobre o que eles pegaram para si, mesmo não lhes pertencendo.

Não aguento mais esse país de merda, não aguento mais esse mundo de merda.

Uma leitura bem fluida, mas particularmente demorei para engajar e pegar o ritmo, além de ter precisado de um pouco mais de tempo para compreender a história. Mas é uma história extremamente necessária, porque conhecimento é poder e mesmo com o poderio querendo arrancar isso de todos, quanto mais o disseminarmos, melhor, eles não vão matar todos se todos tem consciência de seu lugar na sociedade.

Recomendo a todos.

Precisamos de renovações para ontem, não aguento mais ver que esse país está na mesma há mais de 500 anos.

Vote 13 amanhã, se for do Rio, 40 e 400. 13 beijos.
Gleison Marques 02/10/2022minha estante
Isso ai 13 no 1° turnoo!


Lavinia 02/10/2022minha estante
Amém!




Jounis 18/02/2022

"Sobre a terra há de viver sempre o mais forte"
Livro sensacional que retrata perfeitamente as relações de trabalho e de cor no Brasil, uma leitura poética muito bonita e triste mas que trás consigo uma mensagem esperançosa no final, personagens cheio de personalidade e muito cativantes, com destaque paras as duas protagonistas. leitura OBRIGATÓRIA.
Lisa 18/02/2022minha estante
Parece ser muito bom.


Lisa 18/02/2022minha estante
Eu vou ler .




Cris 25/02/2021

Torto arado merece sim toda essa fama
Terminei o livro e não sei se tenho palavras o suficientes pra descrever ele neste momento. Ainda tô refletindo e processando o encerramento da história e a terceira parte inteira.
São tantos temas importantíssimos trazidos aqui! A terra, a escravidão, o racismo, o Brasil rural... nada disso está no passado. Ainda faz parte do nosso presente.

Quero processar melhor toda essa história para escrever uma resenha racional e não dominada por esta ansiedade de ter finalizado o livro. Só digo uma coisa: agora eu entendo o motivo de tanto e reconhecimento!
Leo 25/02/2021minha estante
tô doida pra ler


Cris 27/02/2021minha estante
Ele é perfeito




Nazrat 31/03/2021

Experiência literária
São tantas as coisas que passam pela minha cabeça ao terminar este livro... A construção dos personagens, a forma como foi narrada a história, o ambiente, as relações, o transcorrer do tempo. Tudo muito bem amarrado sem parecer forçado.

É de uma beleza e melancolia sem tamanho. Os sofrimentos são reais, as questões em curso são legítimas, as crenças (em toda sua complexidade), as motivações, os embates. Os três atos e a forma como são contados é um caso a parte. Sem contar o ritmo e o linguajar utilizados que acrescentam muito na experiência!

Dá vontade de reler só para ter uma visão mais completa de como as coisas caminharam. A história dessas irmãs é algo para ser eternizado na memória!
Ruan 31/03/2021minha estante
Confesso que a terceira narrativa me deixou assim: ???


Nazrat 31/03/2021minha estante
Sim! Na hora que comecei não acreditava que o autor estava fazendo aquilo, haha, mas faz todo o sentido!




rodrigo963 01/07/2021

Torto é um livro enriquecedor, cheio de lições e ensinamentos. O livro possui uma linguagem fluída, bebendo do estilo: narrativa dos sujeitos/oralidade com elementos poéticos. Assim, o autor buscou descrever em três partes os laços familiares de Belonísia e Bibiana, duas irmãs marcada pela segregação racial e social no Brasil.

Um dos pontos positivos do livro está relacionado ao papel de Itamar como geógrafo, ele conseguiu construir uma narrativa tão envolvente, cheio de temas geográfico(s) para discussão e debate. O meu processo de leitura foi recheado de memórias, ou seja, cada duas páginas lidas, pude reviver memórias/ lembranças do meu processo de formação ou infância.
Enfim, o livro é maravilho!!
Luana Lima 01/07/2021minha estante
Esse livro é sensacional! Itamar é um gênio ??


rodrigo963 01/07/2021minha estante
Muito!!!???




Bia.cp 16/09/2021

MUITO bom
Comprei torto arado sem saber do que se tratava a história, sabendo apenas que estava tendo uma resposta muito boa de quem o lia. Concidentemente, ele foi o escolhido pra o clube do livro do meu curso, e pude ler e comentá-lo.
Torto Arado mostra o retrato verdadeiro e cruel do passado escravista do Brasil, cujas cicatrizes na verdade ainda são feridas abertas, muitas vezes esquecidas e tratadas com descaso pelo governo e pela sociedade como um todo.
Recomendo demais a leitura!!!
Vivi 16/09/2021minha estante
que massa


Bia.cp 16/09/2021minha estante
Demaiiis amiga




Letícia 27/04/2023

"Torto Arado" é lindíssimo. Forte e delicado. É essencial.
Acho que uma das coisas que mais me pegou durante a leitura é a relação de união entre Bibiana e Belonísia.
A união da família como um todo é muito interessante.
A personagem da Donana e sua relação com o Zeca é um ponto muito bom. A história dela é muito forte e a herança que ela deixa através da faca é muito significativa.

A cultura afro-brasileira é muito bem explorada, a religião cria um elo fortíssimo entre os trabalhos e o enredo dos encantados me interessou demais.
O papel da crença, dos curadores, dos encantados, das festas de jarê, da procura pelo Zeca Chapéu Grande. Tudo é tratado de uma forma tão linda, tão forte.

Mas claro que um dos pontos que mais chama atenção na história é questão do pertencimento daquelas terras aos quilombolas. A cultura escravista é forte nesses sertões e dói vê como ela é ainda presente na atualidade.
O papel do Severo e da Bibiana na luta do povo me deixou muito pensativa (o discurso da Bibiana após a morte dele > o mundo inteiro)
Amo qualquer luta revolucionária, e aqui foi muito bem trabalhada.

O final foi FANTÁSTICO! Fechou com chave de ouro, achei muito interessante como tudo culminou na união das forças delas.

Por fim, acho um livro ESSENCIAL! Deveria ter em toda escola brasileira por retratar tão fielmente as consequências da escravidão no Brasil e como os negros foram explorados em troco do ganho do lucro de filhos da put@. Também por retratar cultura e relações familiares tão perfeitamente.

Agora admiro demais o Itamar Vieira Junior, livro fortíssimo e belo demais.

Com certeza 5 estrelas!
Evander.Silveira 27/04/2023minha estante
Eu amei esse livro


Claudia.Lopes 27/04/2023minha estante
Livro simplesmente inesquecível




João Victor 12/01/2022

IMPACTANTE
Eu não sei descrever o quanto esse livro me agradou, desde sua escrita fluida e delicada a história envolvente e arrebatadora. O autor nos convida a adentrar no sertão num período próximo ao fim da escravidão com personagens fortes e intensos, a presença do místico através dos rituais de matriz africana é a cereja do bolo.
Torto Arado é uma grata surpresa e a única crítica é o fato dele não ser um calhamaço. Itamar Vieira Junior me deixou com um gosto de quero mais, me aproximou tanto das irmãs que pude partilhar das suas dores e aflições.

"Era um arado torto,deformado, que penetrava a terra de tal forma a deixá-la infértil, destruída, dilacerada."
contadafe 12/01/2022minha estante
Esse livro é perfeito. Vira e mexe eu me pego pensando nele...


João Victor 12/01/2022minha estante
Confesso que estou com um pouco de ressaca literária, não quero começar outro livro




Luan 12/11/2021

Torto arado: hype desnecessário ou um grande livro nacional?
Um dos livros nacionais mais hypados dos últimos tempos, Torto arado é um “famoso” sleeper hit. Lançado em 2018, só neste ano se tornou conhecido e foi popularizado no meio literário e, logo depois, indo para o grande público. Aclamado por quase todos, o livro traz uma história das entranhas brasileira e nos apresenta a um dos grandes nomes da literatura brasileira.

Em Torto Arado, o autor Itamar Vieira Junior nos apresenta as irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem no interior da Bahia. Vivendo uma vida difícil, as irmãs são bem próximas, mas um incidente envolvendo uma mala misteriosa da vó das duas vai mudar a vida delas para sempre. Como diz a sinopse da obra, a ponto de uma precisar se a voz da outra.

Impossível não falar das duas maiores características - entre tantas. A escrita de Itamar é comparável aos maiores escritores que conhecemos, aqueles altamente badalados mundo a fora. Ele tem o dom. Sabe ser objetivo e poético ao mesmo tempo. Não é só uma boa escrita, é uma escrita bonita. Soma-se a isso o fato de criar personagens e cenários tão ricos, que tornam a história ainda mais convidativa.

Com uma leitura ágil, o livro tem um desenvolvimento praticamente impecável. A evolução da história, com todos os acontecimentos, narrando a história de vida das irmãs e de todos aqueles personagens escondidos no sertão baiano, emociona e convida o leitor a querer mais. Um único problema foi que o livro poderia ser ainda mais profundo. Ter mais páginas. Esmiuçar ainda mais os detalhes criado pelo autor.

Cada vez mais populares, os livros nacionais vêm se tornando mais reconhecidos graças a uma nova geração de leitores. E graças a eles, e ainda aos youtuber, podemos conhecer obras como Torto Arado. Dificilmente chegaria nele se não fosse por esse meio. Esse livro é uma grata surpresa, uma das melhores leituras do ano e um dos melhores nacionais que já li.
Ju 12/11/2021minha estante
fiquei com vontade de ler ?


Luan 13/11/2021minha estante
Vale muito a pena!




Dandara Virgínia | @dandaravmachado 14/01/2022

Maravilha de livro! Forte, potente... Enfim! Tem muito a acrescentar a quem o lê. Indicadissimo! ...
LidiCalado 14/01/2022minha estante
Quero ler ?


Dandara Virgínia | @dandaravmachado 06/02/2022minha estante
Lê amiga! Vale a pena.




almeidalewis 21/04/2021

permanências
Torto arado, nome extraido do verso de um poema de Marilia de Dirceu do Tomaz Antonio Gonzaga.livro ganhador de 3 prêmios ( LEYA,JABUTI E OCEANO ) e com mais de 70.000 copias vendidas essa obra é no minimo curiosa.
Narrado principalmente por 3 personangens femininas a historia singular das irmas Belonisia e Bibiana, dos encantados e das rodas do jaré tem um carater atemporal ( BRASIL COLÔNIA / BRASIL BOLSONARO ) retratando a dura realidade Racial e fundiária do Brasil.Uma questão chocante no livro é a PERMANÊNCIA a que essas pessoas do campo e a questão fundiária estão submetidas ( escravidão,regime de servidão,tributários do regime escravagista etc ).
Um povo que lê e se identifica nas páginas de um romance é um povo capaz de provocar e exigir que mudanças necessárias para que sejam superados as desigualdades e violência narradas em Torto Arado.
ASS : Alexsandro G Almeida 21.04.21
Grace 22/04/2021minha estante
Estou começando agora por sua indicação maravilhosa! Realmente incrível. Muito obrigada Alex! Suas palavras se encaixaram perfeitamente, parabéns Alex! ???


almeidalewis 22/04/2021minha estante
Grato pelo lisonjeio Grace.Kaller.vc é gentil.




Ted 17/03/2021

Impecável
Toda a luta, trabalho árduo, sofrimento, empoderamento tratados na história não tiveram um erro sequer.
É uma leitura que deixa a gente muitas vezes triste pela vida e realidade dura dos personagens e que infelizmente é o que muitas pessoas viveram.
A escrita do autor é riquíssima em detalhes que fazem a gente se sentir ainda mais dentro da história.
As duas personagens são extremamente cativantes, e o modo como usam humor em situações difíceis me fez gostar ainda mais.
Ler tudo foi mais do que um prazer, apesar de doloroso.
Pavozzo 17/03/2021minha estante
Ver você falar assim, dá-me a impressão de que estarei perdendo algo de valor caso não leia este livro...


Ted 17/03/2021minha estante
@Pavozzo Eu concordo com você haha




Ari Phanie 10/02/2021

Da série: maldita expectativa.
Torto Arado foi mais um dos livros nacionais que uma amiga aqui do Skoob me recomendou com frequência, e o qual coloquei na minha lista sem saber nada sobre. Mas assim que li que se tratava de um livro tão aclamado e celebrado, minhas expectativas foram ao céu. Finalmente, quase um ano após tomar conhecimento dele, achei que já era um bom momento para ler. Mas não adiantou nada dar um tempo para diminuir o hype; eu esperava muito dessa leitura, e amarguei a primeira decepção do ano.

Quando comecei o livro, me animei bastante. Em poucas linhas, dava para ver que o autor contaria uma história forte, com uma escrita crua, mas sensível ao mesmo tempo; em que as figuras femininas seriam centrais. Me pareceu o meu tipo de livro. Mas antes mesmo de chegar na metade, eu já me sentia cansada da morosidade, e não conseguia escapar do sentimento de que eu esperava algo completamente diferente.

Só para que fique claro, Torto Arado é um bom livro. Retrata com muita expressividade a luta de um povo forte e sofrido que mesmo após a escravidão, vivia uma vida com os ecos e estigmas do cativeiro e da servidão. A história possui fortes críticas aos trabalhos nos campos, às injustiças e desigualdades sociais que o povo quilombola enfrentou (?) Mas também é uma história sobre sangue, o valor da terra, ancestralidade, emancipação e religião.

Infelizmente, a técnica narrativa de resumir os acontecimentos aliado aos pouquíssimos diálogos me mantiveram desconectada da história, e Belonísia e Bibiana, as denominadas protagonistas e sua relação que na sinopse faz parecer ser uma ligação de poder e intensidade, fica renegada a terceiro plano no decorrer da história, o que me decepcionou. Belonísia foi o melhor do livro pra mim. Dura e tenaz, ela foi o único personagem a realmente me conquistar e me fazer continuar.

Enfim, esse é outro livro nacional contemporâneo que merece seu devido reconhecimento, mas do qual eu esperava bem mais. Mesmo assim, não posso deixar de recomendar porque afinal, é uma ode aos trabalhadores rurais e descendentes de escravos. Vale a leitura. Com expectativa moderada, de preferência.
Craotchky 10/02/2021minha estante
Também vi coisas muito positivas sobre essa obra e o coloquei no radar, então criei certa expectativa com uma futura leitura. Após sua resenha terei mais cautela com o que esperar.


Ari Phanie 13/02/2021minha estante
O livro é bom, sabe? Mas mto aquém do q eu esperava. Eu devia ter esperado mais pra ler.




Mairton.Rodrigues 24/08/2021

Belonísia é para levar no coração
Obra sublime de Itamar Vieira Junior.
Aborda temáticas como fraternidade, miséria e o fim da era escravocrata. Todos abordados com carinho, delicadeza e respeito.

Meu amor por Belonísia aumentou a cada página lida. Desde a infância que após um fatídico acidente tornou-se deficiente até sua fase adulta e amores.

Ver ela crescer nessa condição e os rumos que a vida lhe trouxe derreteu meu coração de uma forma. Que personagem sensacional!

A obra que melhor abordou as religiões de origem africana que já li. Uma leitura necessária.
cpreviatti 24/08/2021minha estante
Eu me apaixonei pelo pai- Zeca Chapéu Grande


Mairton.Rodrigues 24/08/2021minha estante
Ele é incrível mesmo




kemi 18/03/2021

com a força de suas mãos dilaceradas você abria um caminho.
tocante e profundo, mas de uma maneira simples. amo livros que me atingem assim. não é perfeito, mas eu honestamente não consigo achar motivos suficientes pra não dar 5 estrelas. é tudo isso que falam sim.

primeiro as reclamações: pouquíssimo da terceira parte foi repetitivo, assim como da segunda foi cansativo, mas acho que vale recomendar uma calma e paciência para ler nesses pontos. se você espera encontrar uma história centrada inteiramente na ligação das duas irmãs, talvez fique à desejar, mas como eu fui sem essas expectativas fez sentido com os acontecimentos pra mim. achei a terceira parte brilhante e linda, mas acho que em desenvolvimento faltou um pouco comparando com as outras duas partes.

agora os elogios, que têm de sobra. você entra pelo início intrigante e fica pela narrativa fantástica do itamar.
acho que meu maior elogio é para a escrita belíssima, imersiva, simples e poética dele, que faz toda uma ambientação da região e vivência da história, eu gostei demais!
a narrativa é sobre o sertão e esse não fica só como plano de fundo, ele é retratado como o mundo todo e precioso das personagens. a religiosidade afro-brasileira também é importantíssima no livro e traz uma atmosfera mágica muito bonita que faz parte dos personagens, da história, da narrativa.
o autor fez um trabalho muito bom com o desenvolvimento. nada é jogado atoa, tudo é desemaranhado aos poucos, não tem pontas soltas, não tem furo, tudo aparece do nada e cheio de mistério mas acaba sendo explicado no devido tempo. além disso, todas as críticas dele acertam em cheio, elas basicamente são parte da narrativa já que fazem parte do ambiente e de cada um ali, como na realidade.
a leitura é bem fluida e te prende tanto que você quase não consegue sair. ela também passa perfeitamente as emoções, você sente muito bem as diversões, as coisas bonitas e profundas, as tristezas e angústias.

os personagens também são fantásticos. cada um é único, representa algo e traz toda uma ancestralidade. todo o povo de água negra é como uma família e até nos tempos difíceis você vê a união, a solidariedade, as brincadeiras. mas o maior destaque vai pros personagens principais, sendo minha preferida a belonísia. que mulher! forte, sensível, sábia, espiritual e simples, mas cheia de amor e perseverança, ela é tudo na minha vida. e a parte dela é simplesmente a melhor do livro. a escolha dele para a narradora da última parte foi brilhante e se encaixou perfeitamente, além de me surpreender (um adendo, itamar escreve personagens femininas muito bem, é o que faz o livro!). uma das coisas mais lindas é a relação de todos eles com a terra, eles tiram tudo dela e ela faz parte deles (tanto que o livro trata justamente dessa luta pela própria terra, de onde eles fazem tudo nascer, prosperar, voltar pra ela).
e por fim, o fim! eu achei o final tão bom... os últimos capítulos mostram tanto mudança quanto permanência. o ciclo se repete, a história nunca abandona, mas as conquistas são diferentes. deixa aquilo de que tudo ainda está por vir mesmo quando já passou. retoma o laço das irmãs, o místico, a explicação de um mistério. é bonito, real e poético.

eu tive uma experiência incrível com essa leitura que abriu meus olhos para o que eu não estava vendo.
?então sentiu que desde sempre o som do mundo havia sido a sua voz.?
?cada mulher sabe a força da natureza que abriga na torrente que flui de sua vida.?
?olhei com certo encantamento o tempo caminhando, indomável como um cavalo bravio.? ?cada hora a sua agonia.?
?com a força de suas mãos dilaceradas você apenas abria um caminho.?
Denise 22/03/2021minha estante
Afff... Chorei com o livro e chorei com tua resenha. ??


kemi 30/04/2021minha estante
obrigada ?? eu me emocionei tantoo




7741 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR