labbacchio 09/01/2022
It was never home until you were there, Tiffy
Cara, que livro incrível.
Sinceramente, quando eu li a sinopse de Teto Para Dois achei que iria odiar ? desculpa, mas isso de "kk a gente mora junto, mas não se encontra nunca" me pareceu ridículo antes de ler. No entanto, eu adorei esse livro.
O desenvolvimento da relação de Tiffy e Leon foi simplesmente tudo pra mim, e a forma como o livro conseguiu introduzir ótimas críticas sociais melhorou tudo. Teto Para Dois, mesmo sendo um romance relativamente clichê, conseguiu abordar diversos temas importantes e necessários de forma leve e simples, e eu adorei isso. Ademais, a leitura também me prendeu do começo ao fim, e os personagens são tão incríveis e envolventes que acho que acabei esse livro com umas 5 novas paixões.
Olha, de verdade, eu tenho que dividir essa resenha em pontos, porque não mostrar detalhadamente o quanto eu amei esse livro seria praticamente um crime.
Primeiro ponto: ótimo desenvolvimento. Eu simplesmente amei o desenvolver desse livro, sério mesmo. Não vou mentir, costumo ser bem crítica nesse ponto, mas Teto Para Dois teve um desenvolvimento impecável, não tenho reclamações ? quer dizer, tenho ?, mas acho que elas se encaixam melhor no último ponto. O livro segue uma linha lenta e plausível, onde ciclos terminam para outros começarem. Nenhum acontecimento aleatório, vazio e repentino.
Segundo ponto: ideologia genérica com abordagem impecável. Sim, é um fato que a ideologia principal não é lá essas coisas, mas a forma como a autora abordou fez parecer incrivelmente original. Cara, eu simplesmente não sei explicar, mesmo sendo uma ideia tão besta e vazia, a autora conseguiu deixar aquilo único.
Terceiro ponto: personagens incríveis e envolventes. Mano, quando eu disse que havia acabado o livro com umas 5 paixões diferentes eu, literalmente, não estava brincando. Os personagens desse livro são tão únicos e envolventes que quanto mais eu lia mais me apaixonava, e até agora não consigo decidir de quem gostei mais. Tiffy, Leon, Richie, Gerty, Mo, Rachel, são todos tãããão perfeitos que simplesmente não dá para decidir o melhor. Cada um tem uma personalidade tão diferente e única que, sei lá, faz tudo parecer tão realista, sabe? Af, perfeito!!!
Quarto ponto: críticas sociais importantes e necessárias. Honestamente, eu não estava esperando que esse livro fosse ter tantas críticas assim. Na minha cabeça, Teto Para Dois seria uma história sem graça sobre pessoas que dividem apartamento e se apaixonam do nada, mas eu estava totalmente enganada. O livro conta com uma crítica importantíssima ao relacionamento abusivo e a como é difícil sair dele, e eu achei isso simplesmente ? ainda to no quarto ponto e já devo ter usado uns 15 simplesmente ? ? incrível. Além dessa crítica ? que é basicamente a crítica principal ?, o livro também conta com críticas relacionadas ao ambiente de trabalho, à como um relacionamento abusivo pode afetar pessoas em época de formação de opinião, à prisão injusta, à como o medo ou a falta de coragem podem vir a desperdiçar muito tempo de felicidade ao lado de alguém..... Cara, teve tanta crítica que se eu for procurar minuciosamente posso passar horas citando. Simplesmente perfeito.
Quinto ponto: leitura rápida e envolvente. Mesmo tendo 400 páginas, Teto Para Dois é aquele livro para você começar em um dia e terminar no mesmo. A leitura me prendeu bastante do começo ao fim, e devo admitir que se não fosse por esse livro eu acabaria entrando em uma baita ressaca literária ? em decorrência do livro terrível que li essa semana. Recomendo bastante pra quem estiver de ressaca, hein!
Sexto ponto: final relativamente bom. Olha, não vou mentir, eu achei o final fofo, mas poderia ter tido um pouquinho mais de desenvolvimento. Quero dizer, da forma que a autora colocou realmente foi um ótimo desfecho, ficou plausível e pitiquinho, mas acho que poderia ter mostrado um pouco mais. De qualquer forma, esse ponto não pesou o suficiente para me fazer tirar mais que meia estrela.
Sobre recomendação, eu realmente recomendo bastante. Teto Para Dois é incrível, uma leitura leve e rápida que carrega ótimas críticas consigo. Os personagens são ótimos, o desenvolvimento é otimo, é tudo ótimo!!! Acho que vale bastante a pena ler, principalmente se estiver de ressaca.