Nich 08/12/2021
As pessoas veem o que querem ver, ignorando as múltiplas possibilidades de realidade.
Rafael era só mais um, perdido em suas convicções mundanas sobre tudo, até descobrir que seu colega de trabalho era, na verdade, um demônio fugitivo, a partir daquele momento, sua vida nunca mais seria a mesma.
Andrei Fernandes criou um mundo invisível, escondido atrás das luzes da cidade. Através de personagens cativantes e uma história empolgante, o autor criou um mundo fantástico que pode ser expandido e explorado a longo prazo.
A imersão da história é quase imediata e, um dos pontos que me chamou a atenção foi a forma com o autor descreve o ambiente, podendo se encaixar em qualquer grande metrópole. Os personagens sobrenaturais e "mundanos" são extremamente palpáveis, qualquer um deles poderia existir com facilidade.
Mesmo tendo continuação, Kalciferum é uma obra que fala por si só, com um final digno da história apresentada no decorrer do livro e não deixa a sensação de "obrigatoriedade" de ler o próximo, mas sim com DESEJO de ler mais e mais.
Acredito que o autor poderia ter se aprofundado um pouco mais nas motivações dos vilões, mas isso não chega a ser um problema a trama, tornando uma ótima experiência de leitura.
Por fim, coloco o livro como uma leitura viciante, daquelas que quanto mais lemos, mais vontade temos de chegar ao fim.
site: https://nichollas17.wixsite.com/nichcalixto/post/um-livro-um-caf%C3%A9-kalciferum