Cat Lu 01/06/2024
A alma escancarada de Clarice
Acho inútil tentar escrever uma resenha sobre os livros de Clarice, pois minha palavras não conseguem explicar as delas, que são especiais, parece até que ela escreve em uma língua diferente, em que cada palavra tem que ser descascada como uma cebola, passando por várias camadas, cada uma delas querendo nos dizer alguma coisa. Ela é o tipo de escritora que vai fazer você ter várias interpretações do livro a cada vez que lê-los, o que é maravilhoso, já que, infelizmente, os livros delas são finitos e sempre haverá a vontade de ler mais Clarice.
Como um bom livro de contos, cada um deles começa com uma situação quase banal e se desmonta em uma enxurrada de sentimentos e reflexões. Segundo as orelhas do livro, muitos deles, inclusive, são experiências da própria Clarice.
Os meus contos preferidos foram "O ovo e a galinha" (a coisa mais abstrata e verdadeira que já li), "Os desastres de Sofia", "A mensagem" e "Encarnação Involuntária" (me identifiquei absurdamente com esses últimos).
Acredito que em pelo menos um conto do livro, cada um pode se identificar, se não com a história, com os sentimentos evocados por ela.