Felicidade Clandestina

Felicidade Clandestina Clarice Lispector




Resenhas - Felicidade Clandestina


625 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


liadorock 18/06/2024

Quem é capaz de compreender Clarice?
Mais um livro que me levou meses para ler, porque às vezes, mesmo que você tente, não há nenhuma compreensão do se fala. Clarice era complexa, muito muito complexa, nem entendia a si mesma. Por isso pretendo reler, daqui meses, anos, talvez. A meta é um dia conseguir compreender Clarice.

Mas é inevitável não reconhecer sua genialidade!
Genial, precoce, poeta e muito além de seu tempo!
comentários(0)comente



Gabi.Rodrigues 17/06/2024

Clarice sempre tão complexa
Um livro de contos que poderia facilmente ser lido em dois dias, mas, como estamos falando de Clarice Lispector, demorei mais de duas semanas para terminar esse livro e ainda achei que poderia ter demorado mais, pois alguns dos contos não consegui entender completamente.

Os contos se ligam à história de Clarice, desde a sua infância até a sua idade adulta. Os meus preferidos foram ?Felicidade Clandestina?, ?Miopia Progressiva?, ?Come, meu filho?. Com certeza um dos mais complexos foi ?O ovo e a galinha?, tamanha complexidade que ao longo da leitura você se pergunta se realmente foi alfabetizada.

Li poucas coisas da Clarice, mas se eu pudesse dar uma dica para quem nunca leu é: não comecem por este livro. A não ser que você queira ler com o google do lado procurando a análise da maioria dos contos para entender as metáforas e reflexões kakakakaka

De qualquer forma, a cada livro que leio eu me surpreendo cada vez mais com essa mulher. Clarice não escreve histórias, escreve sentimentos. ?A felicidade sempre iria ser clandestina para mim.?
comentários(0)comente



Thales7685 13/06/2024

Infelicidade Clandestina
Gostei de poucos contos/crônicas do livro. Apesar da fama da autora, achei boa parte das histórias sem graça. Não gostei do estilo da escritora.
comentários(0)comente



AlAcia 11/06/2024

"Contos que continuam de forma subjetiva na cabeça de quem lê"
li isso e concordo.
infelizmente demorei muito pra conseguir finalizar esse (3 meses).
"A felicidade sempre iria ser clandestina pra mim"
"Amizade matéria de salvação"
*Minha parte fav agora:
· Porque eu me imaginava mais forte. porque eu fazia do amor um cálculoo matemático errado pensava que somando as compreensões eu amava não sabia que somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu só por ter tido carinho pensei que amar é fácil. porque eu não quis o amor solene sem compreender que a solenidade ritualiza a compreensão e transforma em oferenda. é porque ainda não sei ceder. É porque no fundo o que eu quero amar o que Eu amaria e não o que é é porque ainda não sou eu mesma e então o castigo é amar o mundo que não é ele. (pg 39)
comentários(0)comente



wuthringheights 10/06/2024

Se fez mãe das coisas!!!!
A clarice é magnética em tudo que ela escreve. saber da história dela, porém, muda com certeza o peso de suas palavras nas minhas leituras. a forma como ela fala de infância, maternidade, adolescência, velhice, de Deus e de si mesma - mesmo que se escondendo nos lençois de suas personagens - é hipnotizante. já tinha lido obras dela e só reafirmo, é uma grande escritora e foi uma grande leitura! recomendo demais

contos favs: "felicidade clandestina" (simplesmente quebrou a ânsia de ter e o tédio de possuir - ela de proposito anseia porque já sabe que já conseguiu o livro), "perdoando deus" (enquanto eu inventar deus, ele não existe!!!) "o grande passeio", "o desastre de sofia", "cem anos de perdão", "a mensagem" (ELE PRECISAVA DELA COM FOME PARA NÃO ESQUECER QUE ERAM FEITOS DA MESMA CARNE!!!)
e provavelmente mais alguns outros que eu com certeza esqueci
comentários(0)comente



@estantedamarcia 10/06/2024

Clarice não decepciona nunca, principalmente para quem gosta de buscar navegar nas questões humanas.
O livro Felicidade Clandestina, reune vários textos dela , escritos em diversas fases da sua vida. São contos, crônicas e ensaios, vários deles publicados no Jornal do Brasil onde ela era colunista.
São 25 textos com temas diversos, como: família, amigos, infância e amor.
A minha sensação ao ler esses textos de Clarice é que ela faz uma autoanálise, em cada uma das histórias desse livro.
Eu, ao terminar de ler essas palavras fico reverberando e reverenciando a forma de falar sobre as questões pessoais e humanas que é única de Clarice.
comentários(0)comente



Luccal1 08/06/2024

Existe um Lucca antes e depois de ler o conto Escolhendo Deus, sinceramente ele me curou de diversas formas e varios outros contos desse livro me tocaram também. Ler Clarice foi olhar pra mim mesmo assim como ela olhava para o âmago de si, via a escuridão e a luz e sorria. Ela me ensinou a como começar e entender esse processo. Amar é aceitar o imperfeito de si e dos outros.

Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente.

É porque no fundo eu quero amar o que eu amaria? e não o que é. É porque ainda não sou eu mesma, e então o castigo é amar um mundo que não é ele.

Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho de minha natureza? Enquanto eu imaginar que ?Deus? é bom só porque eu sou ruim, não estarei amando a nada: será apenas o meu modo de me acusar. Eu, que sem nem ao menos ter me percorrido toda, já escolhi amar o meu contrário, e ao meu contrário quero chamar de Deus.

Porque enquanto eu amar a um Deus só porque não me quero, serei um dado marcado, e o jogo de minha vida maior não se fará. Enquanto eu inventar Deus, Ele não existe.

Há os que se voluntariam para o amor, pensando que o amor enriquecerá a vida pessoal. É o contrário: amor é finalmente a pobreza. Amor é não ter. Inclusive amor é a desilusão do que se pensava que era amor.
comentários(0)comente



Sophia.DaAvila 03/06/2024

Como tudo que a Clarice escreve, esse foi mais um que é perfeito sem defeitos. Contos que te prendem.
comentários(0)comente



verônica 02/06/2024

Uma mulher com seu amante
Como sempre, incrível!

?sem falar que estava permanentemente ocupada em querer e não querer ser o que eu era, não me decidia por qual de mim, toda eu é que não podia; ter nascido era cheio de erros a corrigir.?

meus preferidos:
- felicidade clandestina
- a legião estrangeira
- os desastres de sofia
- a mensagem
- o grande passeio
comentários(0)comente



Cat Lu 01/06/2024

A alma escancarada de Clarice
Acho inútil tentar escrever uma resenha sobre os livros de Clarice, pois minha palavras não conseguem explicar as delas, que são especiais, parece até que ela escreve em uma língua diferente, em que cada palavra tem que ser descascada como uma cebola, passando por várias camadas, cada uma delas querendo nos dizer alguma coisa. Ela é o tipo de escritora que vai fazer você ter várias interpretações do livro a cada vez que lê-los, o que é maravilhoso, já que, infelizmente, os livros delas são finitos e sempre haverá a vontade de ler mais Clarice.

Como um bom livro de contos, cada um deles começa com uma situação quase banal e se desmonta em uma enxurrada de sentimentos e reflexões. Segundo as orelhas do livro, muitos deles, inclusive, são experiências da própria Clarice.

Os meus contos preferidos foram "O ovo e a galinha" (a coisa mais abstrata e verdadeira que já li), "Os desastres de Sofia", "A mensagem" e "Encarnação Involuntária" (me identifiquei absurdamente com esses últimos).

Acredito que em pelo menos um conto do livro, cada um pode se identificar, se não com a história, com os sentimentos evocados por ela.
Guilherme 02/06/2024minha estante
Amei a sua descrição da escrita dela e tenho o mesmo pensamento quanto ao O ovo e a galinha.




Feeelas 31/05/2024

Não curti ler esse daqui não. Foi meu primeiro contato com Clarice, sai sem entender nada, poucos contos foram marcantes, de cabeça apenas recordo-me do OVO, o qual até para a Clarice é um mistério. Talvez essa seja a graça do livro, você não entender? Enfim, como primeiro contato, não me familiarizei, mas sei que darei mais uma chance.
comentários(0)comente



allenylson.ferreir 30/05/2024

Ler clarice é sempre mergulhar no mais profundo do que é ser humano e descobrir não apenas as descobertas de suas personagens, mas a verdade que nós mesmos procurávamos.
comentários(0)comente



Greicy 28/05/2024

Lindo, complexo, necessário.
Os contos são simples e vão se aprofundando e se tornando cada vez mais intensos. Me arrependi de ter lido tão rapidamente.
comentários(0)comente



Amanda Braun 25/05/2024

O tipo de livro que merece ser lido mais de uma vez na vida
Acho difícil explicar o que a escrita da Clarice faz sentir. Há textos que dá vontade de ler e reler, espremendo até o último suspiro de sentido e de sua essência. Estou curiosa pra ler outros títulos dela, já sabendo que não tem como me decepcionar.
comentários(0)comente



Rafaela1002 23/05/2024

Clarice ??
Livro bom é complexo. Não consegui ler e entender tudo mas um clássico é sempre um clássico. Viva Clarice ??
comentários(0)comente



625 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR