Fabiola176 14/08/2014Sabores variadosSinopse
Todos os meses, na primeira segunda-feira à noite, a cozinha do restaurante de Lillian se transforma na Escola dos Sabores. Ali, um grupo de oito alunos se reúne para aprender deliciosas receitas. Ou pelo menos é isso que esperam que aconteça.
Ainda criança, Lillian descobriu sua paixão pela culinária e o poder que a comida tem de transformar e curar a vida das pessoas. Por isso, sempre que inicia uma nova turma, ela observa os alunos atentamente, em busca de sua verdadeira motivação para estar ali.
A cada aula, ela lhes apresenta um novo desafio: nada de receitas tradicionais, com quantidades definidas e descrição do modo de preparo. Em vez disso, coloca diante deles apenas alguns ingredientes essenciais e os convida a fechar os olhos e se deixarem levar pelos sentidos.
À medida que os pratos são preparados, o grupo mergulha num mar de sensações. O cheiro delicioso de um bolo no forno remete à infância num país distante e faz lembrar os momentos mais felizes e os mais difíceis de uma união de longa data. Uma pitada de orégano no molho de macarrão traz de volta uma triste história de amor. A firmeza de um tomate maduro desperta a coragem de se libertar.
Cada tempero, aroma e textura exerce um efeito mágico diferente sobre os alunos. Com o correr dos meses, eles têm a oportunidade de olhar para dentro de si mesmos e de conhecer uns aos outros. Ao fim do curso, terão descoberto muito mais do que os segredos da cozinha: paixões, vocações e amizades.
Escola dos sabores é uma história comovente sobre o que de fato importa na vida. Você vai saborear cada capítulo e, depois de ler este livro, nunca mais fará uma refeição como antes.
Minha análise
Nunca li um livro tão delicioso, sem trocadilhos. Além do ambiente culinário e das receitas nos nos envolvemos nas histórias de cada personagem. O livro começa contando a história da Lillian e como surgiu sua paixão pela culinária. E assim vai contando a história pessoal de cada personagem.
A gente começa pela infância da Lilian e o que a fez se apaixonar por culinária. Dona de um restaurante ela abre sua cozinha uma vez por mês para ensinar outras pessoas.
A primeira pessoa que conhecemos é a Claire, uma mãe de dois filhos, sendo um deles um bebê. Ela se sente culpada por deixar os filhos sob o cuidado do marido enquanto faz o curso e começa a refletir sobre sua vida e tenta descobrir quem ela é após a maternidade.
Depois é a vez de Carl contar-nos sua história. Um homem casado com Helen, aposentado e que sempre se dedicou a família e agora se vê em um curso de culinária.
Antônia é uma jovem designer italiana que se mudou pros EUA há algum tempo. Ela se vê diante de um dilema quando um jovem casal compra um casa antiga com uma linda cozinha clássica que eles querem modernizar.
Tom é um homem que sofre a perda de sua esposa e vê na culinária uma forma de reviver seu grande amor, que era uma cozinheira espetacular. Ele vive uma espécie de luto permanente e precisa aprender a recomeçar.
Chloe é uma jovem desastrada que consegue emprego de garçonete no restaurante de Lilian e ela resolve chamá-la para fazer o curso. Ela tem baixa auto-estima e está num relacionamento difícil com Jake.
Isabelle é uma senhora de idade e com uma memória fraca. Viveu uma vida dedicada aos filhos e relembra um pouco do seu passado, contando sua história.
Helen a esposa de Carl também está na turma de alunos. Apesar de hoje viver muito bem com seu marido, algo de seu passado fez a relação estremecer.
E por fim Ian, um rapaz tímido que ganha o curso de presente da mãe e que se apaixona por Antônia.
Cada personagem conta sua própria história e a cada prato preparado eles aprendem um pouco mais sobre si mesmos.Uma história cativante e envolvente em uma narrativa que prende a atenção do leitor.
site:
http://literaturaeeu.blogspot.com.br/2014/08/escola-dos-sabores-erica-bauermeister.html