Sidney.Prando 02/03/2022
não seja uma Nora!
Essa peça de teatro faz parte do realismo moderno e foi escrita no século 19. Nela, Ibsen vai nos apresentar a uma família tradicional burguesa, ou seja, uma esposa submissa (Nora) e um marido que é o provedor da casa (Helmer).
No primeiro ato, vemos como se dá a relação do casal, que chega a ser quase encantada de tão “perfeita”. Constantemente, vemos Helmer se referir a Nora por apelidos, como por exemplo: “Cotovia”, “meu esquilo”, “cabecinha de vento”, etc. Por sua vez, Nora corresponde aos apelidos e vontades do marido com uma alegria e disponibilidade sem igual, e tendo o natal como cenário de fundo, tudo fica ainda mais tradicional. Contudo, após Helmer ser nomeado para uma posição importante no banco e os ventos da prosperidade entrarem pela porta da casa, as janelas começam a fechar, uma a uma, até que não haja mais ventos no interior.
Para mim, a melhor parte da peça é o seu ato final.
A maior crítica que Ibsen faz aqui é direcionada a família tradicional burguesa. Sem dar spoiler, há um momento na peça em que tudo começa a ruir. Nesse momento, o emprego privilegiado de Helmer não importa mais; o acordo matrimonial não é forte o suficiente e os filhos não são muito relevantes para a decisão a ser tomada por Nora.
Nora é a personagem que mais me chamou a atenção. O modo como ela é submissa (nada fora do normal para uma sociedade do século 19) me deixou desconfortável desde o começo. Ela foi criada pelo pai, mimada e tratada como uma verdadeira boneca, algo frágil, e quando se casou isso continuou, como se a boneca tivesse apenas passado para as mãos de outro dono. Porém, com a sucessão dos fatos, a personagem tem um epifania, as máscaras do casamento caem e ela tem noção de que até então, não passou de um brinquedo sem vontades próprias. Então, toma uma decisão que definitivamente vai mudar o rumo da sua vida.
Se você, assim como eu, gosta de uma leitura crítica, aposto que vai gostar dessa obra. Vale a pena!
site: https://www.instagram.com/p/CW3kMI9Fxn6/?utm_source=ig_web_copy_link