A Significação no Cinema

A Significação no Cinema Christian Metz




Resenhas - A Significação no Cinema


4 encontrados | exibindo 1 a 4


miguelogin 07/06/2020

Um bom debate sobre o filme
Metz problematiza o filme, principalmente a narratividade, face aos estudos linguísticos iniciados por Saussure. Essa comparação do cinema à uma língua revela exatamente o que o cinema não o é, podendo assim arraigar as bases para o estudo da semiótica cinematográfica.
É um texto datado mas que fomenta muitas questões ao leitor. Talvez se destaque pelas exposições sobre significantes e significado, e denotação e conotação na imagem do cinema.
comentários(0)comente



Bruna Martins 13/12/2021

Um estudo mais profundo que demanda conhecimento prévio sobre a ?linguagem? cinematográfica pra que se possa compreender os problemas discutidos. Datado mas ainda pertinente, Metz segue sendo um dos teóricos ?necessários? quando se trata de cinema
comentários(0)comente



najuliass 21/06/2024

"Não se trata apenas, portanto, de constatar que o filme é mais "vivo", mais "animado" que a fotografia, nem mesmo que os objetos são mais corporalizados; vai além disso: no cinema, a impressão de realidade é também a realidade da impressão, a presença real do movimento."
comentários(0)comente



Leonardo.Oliveira 29/06/2017

Necessário
Não concordo, porém é ótimo se você pretende desconstruir o discurso do autor. Sobretudo se você usa a interpretação de Deleuze e Bazin sobre o cinema.
rockoff.duo.9 05/04/2018minha estante
. Em se tratando de línguagem, como conceito básico de emissor e receptor, serve para desenvolver um novo estudo do Cinema quanto linguagem e ciência. Creio, que o ponto principal que se pode tirar, seja que, o cinema distribuiu a linguagem em sentido Denotativo (através da técnica) e Conotativo (simbolismo). O irreal é interpretado pelo código que é associado pelo mundo real. Nós percebemos isso em qualquer filme que trabalhe o simbolismo dentro de si (análogos) msm que abarcando elementos Denotativos que entendemos como "reais" [Mother 2017/ O Duque de Burgundy 2014]. A interpretação disso independe do autor, mesmo que ele lance sua ótica, cabendo ao receptor a interpretação da linguagem sem a arbitrariedade do criador.




4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR