TIA JACKE 24/01/2020
RESENHA INQUEBRÁVEL - Organizado por Michel Uchiha
RESENHA INQUEBRÁVEL - Organizado por Michel Uchiha
Sinopse :
Corpos são armaduras que protegem o que há de mais importante ao mundo: nossos sonhos, sentimentos, alma e espírito. São essas coisas que nos tornam tão singulares ao mesmo tempo em que também tão similares, pois independente do sexo, orientação sexual, cor, raça, condição física e diversos outros fatores somo seres munidos da maior capacidade existente no universo, o poder de amar, porém não somente aquele amor de fora para dentro, que nos une com outras pessoas, mas também aquele que nos dá força para enfrentarmos o ódio e a ignorância mostrando que podemos ser o que quisermos e não apenas uma imagem errônea que criaram sobre nós para suprir o medo que tem do que nos torna únicos. São essas diferenças, semelhanças, e até mesmo os ataques que recebemos e absorvermos, que nos deixam mais fortes e fazem com que nos tornemos inquebrável.
Critica:
Inquebrável nasceu do grito dos desesperados, da dor dos oprimidos e da vontade férrea de dar voz a todos aqueles que são esmagados diariamente pelos pés pesados do preconceito, racismo, xenofobia, intolerância, homofobia e perseguição as minorias. Nasceu da resiliência, do coração de quem não se conforma com as injustiças sociais e ergue a cabeça com honra e dignidade.
Como toda antologia, é quase que impossível gostar de todos os contos, porém, é mais que impossível negar o que cada um deles tem a nos dizer. O leitor se depara com situações que infelizmente muitos aceitam como cotidianas e até normais, mas para quem sofre na pele, são feridas que demoram a cicatrizar, e algumas nunca cicatrizam. É um livro baseado em fatos reais e que ainda me choca saber que acontece com as pessoas nos dias de hoje.
Inquebrável fala desde do A de autismo até o X de xenofobia e dentro desses 34 contos viajamos por um mar de ódio que cercam todos os que nascem ou são diferentes do que a sociedade teima a dizer que é normal. Mas também há coisas que nos fazem sorrir, nos fazem acreditar que ainda haja esperança para a humanidade, que as histórias de superações são um incentivo a todos que passam por esse tipo de dificuldade.
Ao invés de escrever textos do livro, eu quero apresentar as estatísticas que acompanham cada conto no final como um alerta da necessidade dessa antologia hoje mais do que nunca:
"Crianças com menos de 18 anos de idade representam 52% da população refugiada no mundo. Elas podem ter testemunhado ou experimentado violência e, no exílio, estão em risco de abuso, negligencia, violência, exploração, tráfico ou recrutamento militar. Muitas deles vão passar toda a infância longe de casa. Muitas vezes sozinhas. Algumas só conheceram a vida como refugiadas."
- Fonte: ONU
"Segundo dados do CDC, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes. possua cerca de 2 milhões de autistas. São mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado"
"Outro dado da pesquisa mostra que 63% das mulheres e 57% das garotas brasileiras acreditam que, para serem bem sucedidas na vida, elas precisam estar enquadradas em determinado tipo de aparência."
- Estudo "Há uma Beleza nada Convencional", realizado pela Dove em 2016
"De acordo com o Conselho Federal de Psicologia das 28 comunidades terapêuticas inspecionadas em 2017 pela QAB, MPF e CFP, 14 faziam "cura gay" no Brasil"
"Cerca de 271 milhões de pessoas usaram drogas no ano anterior. É o equivalente a 5,5% da população mundial entre 15 e 64 anos, com o crescimento de 30% nos últimos 10 anos"
- Pesquisa feita pelo Escritório das Nações unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e publicada no jornal O Globo.
"Sofrer algum tipo de violência obstétrica é realidade para 1 em cada 4 mulheres no Brasil, segundo o estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado", realizado pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), em 2010"
"Ano passado, no Brasil, foram mortas 163 pessoas trans; O pais continua no topo como o país que mais mata Transexuais e Travestis."
- Fonte: huffpostbrasil
"O Brasil é campeão de casos de depressão na América Latina. Quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, sofrem com a doença, segundo dados da OMS."
Após você ler todas essas informações e mesmo assim achar que essa antologia é dispensável, lamento dizer, mais há algo muito errado dentro de você como pessoa e acima de tudo como ser humano.
Essas vozes que clamam através desses contos não irão se calar. Não mais. Enquanto existir a necessidade de textos assim, elas vão se levantar e mostrar que são Indestrutíveis e Inquebráveis!
Depois de ler tantos relatos de resiliência e luta contra o pior tipo de violência que se pode existir, que é aquela que vem acompanhada de boas intenções, em nome do bem superior ou em nome de Deus, eu vou destacar o último conto do livro, "O Diário de Alice", talvez por ser algo pertinente ao meu quadro, talvez por ser algo silencioso, que de tão quieto mata em questão de um gatilho, ou de repente seja pela singeleza da escrita, o motivo não importa, só gostaria de deixar um pouco dele aqui:
"Como se tudo isso não bastasse, existia o desejo de morrer, no entanto, este não saberei explicar. Ainda não sei se é vontade de morrer ou vontade de acabar com a dor no peito. Ela não é física, é claramente psicológica, e me mata um pouquinho a cada crise."
Inquebrável foi organizada por Michel Uchiha, ativista, produtor de eventos e que também assina um dos contos, e possui prefácio escrito pela Deputada Federal e também ativista Taliria Petrone. Contém 320 paginas e da Editora Sinna e teve seu lançamento em plena Bienal do livro, onde aconteceu também uma das maiores manifestações contra a censura literária que eu tive a honra de participar.
A diagramação segue o mesmo estilo da antologia anterior, Indestrutível, com duas páginas com cor destacada, ilustrações e citações de musicas e suas bandas no inicio de cada conto, além de apresentar ao final dados e estatísticas sobre o assunto abordado em cada um, e isso enriquece além de contribuir para a conscientização sobre cada temática. São 34 autores e no final, somos presenteados com uma lista para cada um de nós possa preencher com nossas vitórias e conquistas!
Quando preencher a minha, postarei aqui!
Título: Inquebrável
Organizador: Michel Uchiha
Vários autores
Editora Sinna
Gênero: Literatura Nacional / Contos / Romance
Ano: 2019
O que te faz diferente
Te torna inquebrável
#Literatura Nacional #Autor Nacional #Resenha
Postado por Jackelline Costa às 09:42
site: https://ofabulosomundodejacke.blogspot.com/2020/01/resenha-inquebravel-organizado-por.html