Rafael 03/03/2015A faculdade está batendo em sua porta.Muita gente reclamou que a qualidade e os personagens caíram muito no segundo livro da série, mas eu não concordo totalmente com essa afirmação. É meio óbvio que os autores jogam o máximo de coisas possível sem entregar toda a história para conquistar os leitores, isso é necessário para atrair o público. Então, é impossível não vermos os personagens (ou a história) decaírem um pouco nos próximos livros.
Mas para mim, isso não aconteceu aqui. O problema é que os personagens começaram a se preocupar com o futuro e pensar em suas faculdades e na cabeça de alguns, isso é ruim. Isso não foi ruim, muito pelo contrário, pois é bom ver que nem todos são idiotas à ponto de achar que terão essa vida de adolescente para sempre. As entrevistas de Serena, Dan, Nate e Blair são épicas, principalmente a da última. E falando na personagem, como a vida da coitada fica difícil aqui, não é? É muito pior do que na série, pois pelo menos lá, os pais e o Cyrus se importam com ela - já aqui parece que nem tanto, já que Eleanor marca o casamento no mesmo dia do aniversário da filha e nem parece lembrar da data.
Outro ponto que é mais abordado aqui são as relações dos personagens. Enquanto em As Delícias da Fofoca mostravam que eles queriam pegar o maior número de pessoas no menor tempo, nessa sequência, cada um acaba encontrando uma pessoa para se apoiar. Começando por Blair, adorei a interação dela e de Aaron, ele realmente fez bem à ela enquanto todos viravam as costas para a personagem e é um bom personagem. Mas eu recebi spoilers e já descobri que o envolvimento não vai para a frente, então não me apeguei ao ''casal''.
Já Nate começa a sair com Jenny (que eu não consigo imaginar com seios grandes. Taylor Momsen sempre será minha Jenny, desculpa mundo!) e mesmo tendo torcido por eles no seriado, não consegui simpatizar nos livros. Quem sabe nas continuações... E por fim, Darena - que é meu shipper mór na série - é destruído muito antes de começar aqui, principalmente pelo jeito do Dan, que continua tão neurótico e chato como no primeiro livro. Mas também não podemos esquecer que Serena está apaixonada pelo Nate - e faz questão de jogar isso na cara do Dan -, então ela também não ajuda.
A Gossip Girl também está meio apagada nesse livro e não tem tanta força com sua narração como no primeiro livro - até porque esse realmente foca nos dramas familiares e medos dos personagens, então ela não tem tanta chance de jogar seus quotes. Os momentos ''baseados e sexo'' também são comedidos, e são mais comuns com Nate - como sempre, né... - e Dan. E para não gastar um novo parágrafo com eles, seleciono Vanessa e Cyrus como os dois personagens mais sem senso do livro: ela, com sua inveja de Serena consegue ser tão chata quanto na 4ª temporada da série; e ele é babaca só ao abrir a boca, diferente do Cyrus gente boa que conhecemos na TV.
Enfim, o livro tem seus momentos ''encheção de linguiça'' e não conseguiu superar o anterior, mas isso não me fez desistir da série, então irei continuar quando surgir uma promoção com os próximos volumes - atualmente, eles estão custando entre R$36 e R$42 reais, e eu acho um absurdo, ainda mais sendo livros de Gossip Girl.
site:
http://crushforbooks.blogspot.com.br/