ððððððð 15/01/2024
Crítica Impecável!
Antes de lerem a história, para não causar confusão na cabeça de vocês, vou explicar um pouquinho sobre o propósito desse texto.
Para entender um pouco mais sobre os temas abordados na escrita de alguns autores, precisamos analisar não só o contexto social da época, mas também, a fase da vida do autor.
?O Homem que sabia Javanês? foi publicado em 1911. Nessa época, Lima Barreto pleiteava incansavelmente uma vaga em uma das cadeiras da ABL (Academia Brasileira de Letras), onde todos da elite intelectual brasileira estavam. Mesmo com sua insistência e competência, esse espaço o era negado por não ser considerado um homem ?suficientemente bom?.
Esse rancor por não ter sido aceito, tornou-se uma obra que expunha sua crítica aos ?falsos intelectuais? (e eram mesmo! esse elitistas salafrarios fedorentos) que se aproveitavam da bajulação resultante da ignorância de muitos brasileiros.
Infelizmente, a rejeição e o preconceito direcionados ao escritor acontecia por ele ter nascido pobre e preto. Porém, as obras que lemos até os dias atuais são as de Lima Barreto, e não da elite intelectual carioca e preconceituosa da época.
O querido era afrontoso mesmo! Fazia obras dando fecho nos preconceituosos e ainda trazia muito humor!
Espero muito que eu tenha conseguido passar a mensagem de forma clara. Boa leitura!