Maria1691 18/01/2024
Ah que coisinha mais linda.
Nem sei explicar direito por que eu gostei desse livro, porque, em geral, foi bem cansativo ler ele e em alguns trechos eu fiquei cansada dos monólogos incessantes, mas tem algo tão estranhamente inscrito nele que fez eu adorar e querer ler outros livros de Shakespeare.
Eu sempre achei muito bonito esse costume (principalmente em filmes estadunidenses) de citar Shakespeare, de uma maneira mais poética e trágica. Talvez seja isso. Talvez eu não tenha gostado da história, mas sim, do que ela carrega: uma tragédia épica. Quero dizer, Romeu e Julieta é, basicamente, uma história de um relacionamento de dois adolescentes (a Julieta tinha quatorze anos INcompletos!!), que durou apenas três dias e causou a morte de cinco pessoas, inclusive do casal. Eles se conheceram no dia 1, casaram-se no dia 2 e morreram no dia 3.
Um detalhe que eu achei interessante foi que ao apenas ler, eu gostei muito do livro, mas faltou um certo…je ne sais quoi. Fui atrás de uma adaptação e descobri a de 1996 com o Leonardo Dicaprio - reitera-se: o Leonardo Dicaprio dos anos 1990 era o Romeu. E aí eu adorei o livro. O mesmo aconteceu com “O Grande Gatsby". A única diferença é que o Grande Gatsby se tornou sim um favorito, esse aqui não (ainda não sei por que), embora eu prefira muito mais o Leonardo Dicaprio dos anos 1990.
Com certeza vou ler outras obras do autor, a começar por A Megera Domada, já que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é uma releitura dele.
______________________________________________________________
ANOTAÇÕES DURANTE A LEITURA:
Ato II - Cena II
A tão famosa cena da varanda. É tão bonito, tão épico que chega a ser estranho. Como se houvesse algum feitiço cercando os dois, fazendo eles se apaixonarem tão fatalmente.
-
Romeu é que nem o Rato do “Palavra Cantada” que queria se casar com a Lua. A Rosalina não quis casar com ele e no dia seguinte ele já estava se engraçando com a Julieta!
-
Sempre que Verona é mencionada eu lembro do Patrick Verona, provavelmente o nome dele foi uma homenagem.
-
Até agora não entendi isso da ama ter um criado.
-
A cena dos pais da Julieta encontrarem ela, supostamente, morta, com o tal Pedro brigando com os músicos… Por que? Eu realmente não entendi o sentido daquilo ali não…