spoiler visualizarBreno_Oliveira 30/05/2022
Final bem triste
Romeu, um jovem pertencente a família Montecchio, é um grande apaixonado por Rosalina. Já Julieta, uma jovem pertencente a família Capuleto, é muito bonita e difícil de se apaixonar. Em uma festa da família Capuleto, para ver se Julieta encontra seu amor, encontra Romeu, que ambos se apaixonam. Porém, Romeu entrou nessa festa escondido, pois as famílias Montecchio e Capuleto são "inimigas" umas das outras, algo que já acontece faz muito tempo.
O amor entre os jovens é tanto que eles decidem se casar, porém escondido, com o frei Lourenço fazendo a cerimônia. Depois do casamento, Romeu encontra com seu amigo Mercúcio, um dos mais nobres membros da família Montecchio, que também encontra Tebaldo, um dos melhores ( se não o melhor ) guerreiro da família Capuleto. Então, Mercúcio e Tebaldo começam a brigar. Romeu entra na frente de Mercúcio, para tentar parar a briga, mas a espada de Tebaldo passa por baixo do braço de Romeu, e acaba acertando o peito do seu amigo, que resiste temporariamente, mas acaba morrendo. Pouco tempo depois, Romeu se vinga pela morte de seu amigo, e mata Tebaldo. O príncipe Escalo, autoridade máxima da cidade, chega e expulsa Romeu da cidade.
Romeu e Julieta não conseguem ficar longe um do outro. Então, a bela moça recorre ao frei Lourenço, que ele, por sua vez, cria um plano. Ele deu a Julieta um tipo de remédio, que faria ela ficar morta por 24 horas, como uma "morte temporária", e depois voltaria com Romeu ao seu lado, e viveriam felizes para sempre.
Pois é, mas não foi bem assim. Frei Lourenço iria mandar um mensageiro a Romeu, em Mântua ( uma cidade próxima a Gênova, onde se passa a história ) para avisá-lo do plano. Porém, ocorreu um imprevisto que impossibilitou o mensageiro de contar o seu plano a Romeu. O criado de Romeu ficou sabendo da "morte" de Julieta, e avisou a seu dono. O jovem ficou tão triste, que foi aonde Julieta iria ser enterrada. Mas antes, pediu a um farmacêutico de Mântua um veneno para tirar sua própria vida. Ao chegar lá, viu o conde Páris, que iria se casar com Julieta ( esse também foi um dos motivos do plano ) , e começaram a lutar. Romeu acertou um golpe com o seu punhal, vencendo a batalha. Ao ver Julieta morta, tomou o seu veneno, e morreu. Minutos depois, Julieta acordou, e vendo Romeu morto, tomou o seu punhal e também tirou a sua própria vida. Depois, os representantes da família Capuleto e Montecchio perceberam o que causaram pela rivalidade entre as famílias e " fizeram as pazes".
O livro em si é bom, com a história bem detalhada, mas os seus personagens principais ( Romeu e Julieta ) são muito dramáticos. Eu sei que para essa história essa característica é necessária, mas tem horas que não é necessário, como na hora da morte de Romeu e da de Julieta. Tirando isso, esse clássico de William Shakespeare é muito bom. Recomendo!!!