Fernanda631 01/10/2022
CLÁSSICO
Um grande clássico da literatura inglesa, inegavelmente reconhecido mundialmente e uma das mais reconhecidas obras de Shakespeare.
Romeu e Julieta é uma história que praticamente já conhecemos, devido à quantidade de referências e adaptações existentes, não somente na literatura, principalmente na cinematografia.
Conhecida como uma das mais belas histórias de amor (na verdade, a mais trágica), a trama transcende o tempo, e apesar de todo o romance envolvido, a intensidade dos sentimentos e emoções, o livro aborda também outros temas como: o patriarcado, o amor idealizado, a rivalidade entre pessoas, as escolhas da vida, criticas sociais e a escassez do tempo. Ao longo da peça nota-se várias doses de humor e críticas à sociedade da época, passando-se em Verona, local criado por Shakespeare.
Me lembro de ter lido Romeu e Julieta, quando criança, contudo na época não compreendi a profundidade da obra, reli novamente na época da escola em uma outra edição. Relendo pela L&PM Pocket, sendo a terceira edição na qual li, observei detalhes que passaram despercebidos nas primeiras leituras.
É um clássico de leitura fácil, não é muito extenso e as brincadeiras espalhadas ao longo do texto, bem típico de Shakespeare, permitem aquelas risadinhas em muitos trechos. A crítica sobre as relações sociais e econômicas se faz muito presente em um tom irônico, outra marca registrada do autor. Romeu e Julieta é considerado um romance e uma tragédia, mas não é apenas uma história de amor entre dois jovens, mas também uma narrativa muito bem construída e compreensível sobre as relações familiares, as aparências e a superficialidade da sociedade da época.
A leitura é bem fácil e rápida.
Não é a melhor edição, mas não deixa muito a desejar.