spoiler visualizar@ka_and_books 01/02/2022
Arquétipo do amor juvenil
Em Verona duas famílias eram rivais: a família Capuleto e a Montéquio. Ambas tinham richa uma com a outra e se detestavam mutuamente. Devido as brigas constantes o próprio príncipe lhes disse que parassem com isso ou seriam devidamente punidos.
Em um dia, o Sr. Capuleto decidiu dar uma festa em sua casa e convidou seus amigos. Romeu, que pertencia a família Montéquio, foi de intrometido juntamente com outros dois parentes. A filha do Sr Capuleto, Julieta, era cortejada por Páris, mas assim que a moça viu Romeu e os dois conversaram apaixonaram-se, surgindo assim um amor proibido.
Uma luta ocorre, e Romeu é obrigado a defender sua família. Romeu mata Teobaldo, primo de Julieta, e é condenado ao exílio.
Além de todo o estrago e apesar de ninguém saber, Romeu e Julieta haviam se casado escondido. O que fazer diante disso?
Romeu vai embora de Verona, mas promete dar um jeito de voltar. Os pais de Julieta a obrigam a se casar com Páris, sem saber que a moça já era esposa de outro.
Julieta pede ajuda ao Frei Lourenço, quem os casou, e ele tem a ideia de Julieta tomar um preparado que a faria parecer morta. Julieta então seria dada como morta pela família e quando acordasse o frei a ajudaria a fugir.Mas infelizmente tudo dá errado.
Romeu fica sabendo da notícia da morte da amada e compra um veneno de um boticário, entra escondido na cidade e vai até o jazigo de Julieta. Lá ele encontra Páris e os dois lutam, Páris morre. Romeu toma o veneno e morre junto ao corpo de Julieta. Julieta acorda um tempo depois e vê o estrago causado, pega a faca que Romeu trazia consigo e se mata.
As duas famílias, descobrindo o que aconteceu através do frei Lourenço, resolvem então ficar em paz, e juntas constroem duas estatuas de ouro na cidade: Romeu e Julieta.
Romeu e Julieta é uma tragédia escrita por William Shakespeare entre 1591 e 1595. É considerada um arquétipo do amor juvenil.