Cláudia - @diariodeduasleitoras 19/11/2021
Romeu e Julieta
?Eu quero que me escreva de hora em hora, Pois são muitos os dias de um minuto.?
Romeu e Julieta não é nem a melhor nem a mais consagrada das obras de Shakespeare, porém, poucos contestarão que seja ? e merecidamente ? a mais amada.
Talvez, vc não tenha lido essa peça, mas tenho certeza que sabe do que se trata! Já que é uma das mais antigas e famosas histórias de amor do mundo. Um relato comovente de dois corações apaixonados que só desejavam se amar eternamente.
O maior desencontro do destino provocou a maior tragédia de todos os tempos
Shakespeare nos entrega um texto sem pudor, tem noção o que representou à época?! Sexualidade, pensamentos suicidas, paixão avassaladora, rivalidade, imaturidade, juventude, consequências..
Foi a eterna briga entre os Capuletos e os Montecchio (suas famílias) que fez o jovem casal desistir da própria vida pelo amor. Tragédia que envolve muito mais do que apenas amor. E foi talvez a perda da vida pelo esse mesmo amor que fez a peça ser tão conhecida, aclamada e símbolo do amor eterno. Julieta, uma Capuleto, tinha treze anos e estava prometida em casamento a outro homem. Romeu, o Montecchio, era um jovem que estava triste por seu recém perdido amor, entra de penetra na festa dos Capuleto. Se encontram por acaso em meio ao baile de máscaras e seus mundos viram completamente. Se conhecem, se amam, sofrem pelo problema de suas famílias, juram amor eterno.
A dica que dou para quem for ler: enxergue um Romeu e uma Julieta diferente, finja que não faz ideia como a história termina e faça com os personagens o que você faz quando lê um livro novo, entenda a motivação e a emoção de cada um deles em cada momento do livro. Daí tenho certeza que a famosa cena do balcão vai ganhar um sentido novo para você.
Ps: se vc nunca leu uma peça, deveria provar dessa experiência.. pois é muito diferente do tão acostumado romance.
Ps 2: o livro de Romeu e Julieta é em formato roteiro/peça teatral, se você achar um Romeu e Julieta que não é, é porque este é uma releitura e não o original.