Cris Compagnoni 02/12/2011
Há pouco tempo descobri o lado quadrinista de Luis Fernando Verissimo, recentemente li o livro AS MELHORES DO ANALISTA DE BAGÉ em quadrinhos, mas como os desenhos são do Edgar Vasques não imaginei que esse escritor de humor também se aventurava a brincar com as imagens além das palavras.
Com este, Verissimo é o primeiro autor a ter quatro livros postados neste blog, fato que torna impossível contestar a minha admiração pelas histórias dele, que realmente gosto muito; mas tenho a nítida impressão de que tudo que se possa escrever sobre ele me tornará redundante, pois isso pode ser lido nas outras postagens.
Com um traço simples e com um humor impagável AVENTURAS DA FAMÍLIA BRASIL mostra cenas cotidianas de uma família brasileira cujo sobrenome é Brasil, um família de classe média que nem sempre pode viajar para a praia nas férias, nem mandar o caçula para a Disney, mas diverte o leitor pelo modo como enfrentam as mais distintas situações.
Pouco se sabe sobre essa família, mas tem um pai cuja profissão é ignorada, uma mãe dona de casa, um filho adolescente, uma filha mais velha, um neto pequeno e uma neta de colo; e nem que tivessem o sobrenome Silva seriam tão brasileiros.
As tiradas mais engraçadas são os diálogos entre o avô e o neto, criança sempre vem com cada pergunta que coloca os adultos em situações pra lá de embaraçosas. Todos que convivem com crianças sabem disso, e o realmente me impressiona na obra do Luis Fernando é que ele consegue fazer graça com aquilo pelo qual eu ou, qualquer outra pessoa, pode passar a qualquer momento sem cair em um lugar comum.
Essas tiras surgiram em publicações de jornais, segundo o autor não eram para ser uma série com personagens fixos, mas quando ele se deu conta a família estava formada e as histórias tinham uma certa seqüencia; surgiu por acaso e foi ficando. Arrancando cada vez mais risadas dos leitores.
Esse é um livro perfeito para aqueles que sempre usam a falta de tempo como desculpa para não ler, não cronometrei o meu tempo de leitura, mas não devo ter demorado mais que vinte minutos para concluí-la. E os que dizem não gostar de ler também perderão seus argumentos, pois não existe que não goste de tiras de humor. Ou existe? Sinceramente espero que não!
http://criscompagnoni.blogspot.com/2011/02/aventuras-da-familia-brasil.html