Noites do sertão

Noites do sertão João Guimarães Rosa




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Lilí Batistela 03/10/2024

As Gerais de Rosa
Com exceção de alguns contos, esse foi o meu primeiro contato com a obra de Guimarães Rosa e, no início, achei a leitura um pouco complicada e atravancada, porém, assim que me acostumei, não pude deixar de apreciar a escrita desse célebre autor brasileiro, reconhecido por seu trato especial com a palavra e famoso por seus neologismos.
Em "Noites do Sertão", o leitor encontra duas novelas (Dão La-la-lão e Buriti), nas quais a figura feminina é bastante destacada e marcante - figuras como Lalinha, Maria da Glória e Doralda. Além disso, Rosa traz de maneira bastante expressiva a força e o vigor da natureza, com sua vegetação e suas criaturas, seus aromas e seus ruídos, de modo que, durante a leitura, nos sentimos cercados pelo cenário do interior das Gerais, nos sentimos parte daquele viver simples e humilde, mas que sabe desfrutar do tempo e dos pequenos prazeres da vida.
Outro ponto bastante interessante neste volume de Rosa é que ambas as novelas são apresentadas através da onisciência seletiva (fluxo de consciência), o que torna as narrativas ainda mais densas e traz um outro nível de complexidade às personagens, cujo universo interior é sempre composto por fusões entre passado, presente e, por vezes, delírio quanto ao futuro, conferindo à obra um caráter emaranhado e repleto de idas e vindas, progressos e retrocessos no decorrer dos eventos.
Tudo o que posso dizer é que fiquei com muita vontade de visitar o Buriti Bom e experimentar de sua vida quase que apartada da realidade e do tempo vigentes.
Lolost 04/10/2024minha estante
Muito texto li




1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR