spoiler visualizarBluBird 10/03/2013
A Cartomante e outros contos - Acontecimentos da vida (Por Flaviona)
Esse é um livro que necessita de uma leitura calma, principalmente para o pessoal de hoje em dia que não gosta da literatura brasileira.
Esse livro possui 12 contos, e o primeiro me deixou meio perdida; A Causa Secreta trata de um homem que foi ferido e acudido por algumas pessoas, sem nenhum parente.
O segundo conto, Conto de Escola, demonstra um típico acontecimento escolar que sobrevive até hoje; Aqueles meninos que pagam os outros para fazerem as suas lições e coisa do gênero.
Terceiro conto: Pai contra Mãe, é um conto muito atual; em que uma família luta para se sustentar, criar um família e ter um filho. Cândido, o marido, não tem emprego fixo, mais por diversão de aprender novos ofícios, porém, deixa a mulher e tia loucas por não terem um fundo no qual possam se sustentar futuramente, sem ter a garantia de ter um futuro fixo.
Quarto conto; O Enfermeiro. Conta a história de um simples enfermeiro que consegue uma proposta para subir em seu cargo. Cuida de um homem que o maltrata muito, beirando a morte! Várias vezes quis desistir, mas por insistência de seu superior acabou ficando. Em um maldito dia, o enfermeiro comete um ato terrível contra o paciente, porém, sem maldade; o paciente morre. Convencendo a si mesmo a não se deixar abalar, se reprimiu bastante, saiu da cidade, e tentou esquecer do caso. Até o dia que acham o testamento do pobre senhor, que diz que o enfermeiro é seu único herdeiro.
Quinto conto; O Caso da Vara. Damião foge do seminário; não é lugar para ele, e ele prefere deixar de ser padre do que ser um padre ruim. Mas para onde ir? Não podia voltar para casa pois o pai o castigaria e iria obriga-lo a voltar para o seminário. Nem com o padrinho, este era osso duro. Foi atrás de Sinhá Rita; esta o acolheu e foi convencer o padrinho. Rita ensinava as meninas a bordar. Uma de suas alunas era mais lerdinha que as outras para terminar os trabalhos, e por isso era castigada com a vara. Damião nada fez, pois se aborrece-se a Sinhá, ela não o ajudaria. Realmente, um padre ruim seria.
Sexto conto; Noite de almirante. Conta a triste história de romance dos marinheiros. Deolindo era um deles, em que se apaixonou por uma pela moça, e trocaram juras de amor para esperar um ao outro! Ele a esperou, e ela não...
Sétimo conto; Apólogo entre uma agulha e um novelo de linha. Estes brigam para ver quem é o mais importante, a agulha, que conduz a linha, ou a linha, que esta deixa lindos bordados nas sedas.
* ** *
Os próximos contos eu escreverei depois.