dhy_vagando 30/05/2023
One flesh, one end
Na primeira vez que tentei ler esse livro ele simplesmente não funcionou pra mim. Eu lia e me sentia a pessoa mais estúpida do mundo, estava totalmente perdida e sem entender nada. Mas agora, depois de dois anos, resolvi tentar outra vez, já que adorei o primeiro livro da série, e PQP. Clicou pra mim e eu li em 3 dias.
A escrita dessa história não é como nada que eu já tivesse visto antes. Primeiro que a autora manda pra gente uma narração em segunda pessoa (o que sim, vale a pena insistir até você se acostumar), segundo que a escrita é permeada de sarcasmo, ironia e um tom ácido que faz você se divertir muito lendo. Terceiro que esse é um livro sobre necromantes, e estando na mente de uma necromante a gente vê tudo do ponto de vista dela, ou seja, nesse livro, a pessoa não começa a suar, e sim as suas glândulas sebáceas entram em ação liberando toxinas e etc. Isso é fascinante. A escrita é minha parte favorita do livro. Uma obra de arte.
A história, porém, não fica pra trás. Sim, você não vai entender nada do que está acontecendo por mais ou menos 80% do livro, e nos outros 20% você vai achar que entendeu alguma coisa quando na verdade não. Nós vamos assistir aqui a vida da Harrow depois de se tornar uma lyctor, servente de Deus, e um dos seres mais poderosos do universo. Só um detalhe, ela não funciona muito bem. O tempo todo nós vamos ver ela vomitando, sangrando, desmaiando e ficando perdida dentro da sua própria mente (preciso falar que é um livro deprimente?). Além disso, essa leitura é cheia de gore, então já aviso. Se bem que eu não gosto disso, mas não me incomodou muito.
Por fim, outro ponto brilhante do livro são as personagens secundárias. Deus e os outros lyctors são uns velhos fofoqueiros e cheios de treta entre si, então eles tornam a leitura ainda mais divertida e interessante.
Bom, não vou dizer que é um livro fácil e tranquilo de ler, mas com certeza vai ser diferente de tudo que você já viu. Eu amei.
"I can't tell if you're a once-in-a-lifetime genius, an insane imbecile, or both."