Harrow the Ninth

Harrow the Ninth Tamsyn Muir




Resenhas - Harrow the Ninth


27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


anna 31/12/2020

meu cérebro tá completamente frito i love it ! sla mano a tamsyn q se vire aí pra dar um final feliz pra griddlehark no próximo livro só isso q importa
comentários(0)comente



mari 27/07/2021

bom, mas confuso
eu tava colocando muita expectativa que nesse segundo livro iria entender mais do que o anterior, mas não aconteceu kkkkkkkkkkk
até a metade juro que tentei ler atentamente, só que eu já começava a perder a paciência: tinha personagens que tinham morrido mas tavam vivos (o que fui entender depois de muito tempo), cade a gideon? por que o ortus tá ali?
a construção de mundo também não ficou muito clara, ainda que os parágrafos fossem descritivos e longos demais (isso normalmente não me incomodaria, mas é um livro de mais de 500 páginas numa língua que não nasci falando :/).
é complicado dizer se achei esperto da autora usar um pronome pra cada ?ponto de vista?, embora em alguns momentos eu não entendia quem tava falando. eu? você, ela?
os personagens foram o ponto alto de tudo, quase todos são muito engraçados e realmente me apeguei!! além disso, a premissa em si é muito legal, talvez eu que não tenha lido com muita atenção kkkk
Sarah 02/12/2021minha estante
Gideon está vivo?




HARROWCODED 01/12/2022

harrowhark nonagesimus: a maior fanfiqueira do universo
gente que livro doido meu deus eu achei que tava acostumado com a doideira da tamsyn muir depois de ler gideon a nona mas obviamente eu não tava preparado pra isso.
Fanny 06/12/2022minha estante
Eu quero muito ler esse, mas estou com medo de ser difícil de entender em inglês. O que vc achou? Dá para entender a magia doida toda em inglês?


HARROWCODED 06/12/2022minha estante
Eu pessoalmente achei um pouco complicado (e olha que eu to acostumado em ler em inglês), o vocabulário é extremamente difícil e um pouco confuso e tive que usar tradutor em várias partes, mas acredito que se você tiver um nível de inglês mais avançado e bastante paciência você consiga ler. O sistema de magia é complicado mas não achei tão difícil de entender, é a mesma coisa do primeiro porém mais desenvolvido.




Duda 19/04/2023

Esse livro é uma aventura tão grande, me senti burra, depressiva, feliz, triste, confusa e uma variedade de outras coisas. Mas valeu muito a pena, a narrativa é construída excepcionalmente, o desenvolvimento da história e personagens é complexo e orgânico e, além disso, é emocionante acompanhar as reviravoltas e descobertas a cada capítulo.

Estou adorando a série. Recomendo muito.
comentários(0)comente



alinneasilva 03/04/2023

Como falar desse livro? Eu tinha algumas impressões mas elas meio que se desfizeram até o fim da leitura. A real é que tô apaixonada por essa autora e eu me apaixonei muito por Harrow e Gideon nessa leitura. Eu até gostei de Ianthe mesmo no geral odiando ela. Essa autora entrega muito, honestamente não sei como sai tudo isso da cabeça dela, mas vamos ao que achei do livro em si.

Achei a leitura desse bem mais difícil do que a do primeiro. Pra mim essa série tem um cenário que já é difícil de imaginar em português, imagina em inglês? Mas como gostei muito do primeiro e ele deixou muitas coisas pra acontecer, eu quis fazer esse esforço e não me decepcionei.

A história começa um pouco lenta e ela é mais complexa do que a do livro anterior já que estamos na cabeça de Harrow e ela tá num momento mentalmente complexo e também passando por uma transição de uma simples necromante pra uma lictor.

Eu não vou falar muitos detalhes pra evitar spoilers mas existe um certo retelling que é importante pra contextualizar o lugar mental em que ela está. Além disso a autora escolheu uma timeline não linear com narrativas em segunda e terceiras pessoas. Existe um countdown pra um determinado acontecimento e os capítulos vão contando pontos variados antes dele mas de forma não linear. Acho que a intenção da autora é além de não entregar tudo de cara ao leitor, mostrar também como funciona a cabeça da própria Harrow durante esse livro.

A sensação geral que tive durante a leitura foi de muita depressão, é um livro inclusive bem mais gráfico com gores e etc mas também mentalmente mais complexo. A leitura é confusa, muitas informações se revelam aos poucos e ainda assim nem sempre dá pra ter certeza de que aquilo é mesmo a verdade.

Apesar de tudo esse é um livro bonito, permeado de uma tristeza meio poética.

Sem dúvida mais um favorito.
comentários(0)comente



Taíssa 13/12/2023

Esse livro começa a invadir seu cérebro e depois todos os órgãos do seu corpo. Quando você finalmente começa a encaixar as peças e parece que tudo faz sentido, sua alma te deixa e nunca mais volta (pelo menos não volta até Nona the Ninth, o próximo da série).
idk.yk 13/12/2023minha estante
Esse é o primeiro da trilogia?


Taíssa 13/12/2023minha estante
é o segundo, mas eu comentei errado. São 4 livros, o último ainda está pra sair




spoiler visualizar
comentários(0)comente



dhy_vagando 30/05/2023

One flesh, one end
Na primeira vez que tentei ler esse livro ele simplesmente não funcionou pra mim. Eu lia e me sentia a pessoa mais estúpida do mundo, estava totalmente perdida e sem entender nada. Mas agora, depois de dois anos, resolvi tentar outra vez, já que adorei o primeiro livro da série, e PQP. Clicou pra mim e eu li em 3 dias.
A escrita dessa história não é como nada que eu já tivesse visto antes. Primeiro que a autora manda pra gente uma narração em segunda pessoa (o que sim, vale a pena insistir até você se acostumar), segundo que a escrita é permeada de sarcasmo, ironia e um tom ácido que faz você se divertir muito lendo. Terceiro que esse é um livro sobre necromantes, e estando na mente de uma necromante a gente vê tudo do ponto de vista dela, ou seja, nesse livro, a pessoa não começa a suar, e sim as suas glândulas sebáceas entram em ação liberando toxinas e etc. Isso é fascinante. A escrita é minha parte favorita do livro. Uma obra de arte.
A história, porém, não fica pra trás. Sim, você não vai entender nada do que está acontecendo por mais ou menos 80% do livro, e nos outros 20% você vai achar que entendeu alguma coisa quando na verdade não. Nós vamos assistir aqui a vida da Harrow depois de se tornar uma lyctor, servente de Deus, e um dos seres mais poderosos do universo. Só um detalhe, ela não funciona muito bem. O tempo todo nós vamos ver ela vomitando, sangrando, desmaiando e ficando perdida dentro da sua própria mente (preciso falar que é um livro deprimente?). Além disso, essa leitura é cheia de gore, então já aviso. Se bem que eu não gosto disso, mas não me incomodou muito.
Por fim, outro ponto brilhante do livro são as personagens secundárias. Deus e os outros lyctors são uns velhos fofoqueiros e cheios de treta entre si, então eles tornam a leitura ainda mais divertida e interessante.
Bom, não vou dizer que é um livro fácil e tranquilo de ler, mas com certeza vai ser diferente de tudo que você já viu. Eu amei.

"I can't tell if you're a once-in-a-lifetime genius, an insane imbecile, or both."
comentários(0)comente



Wickedceci 21/05/2023

Oh!
4 estrelas pq sinto que perdi algumas coisas pq meu inglês não é dos melhores, mas o que entendi foi incrível
quando sair a tradução vou ler e reavaliar o livro
comentários(0)comente



aninha590 12/02/2023

Uma das melhores sagas de ficção cientifica da atualidade
Absolutamente sem palavras para descrever a experiência que eu tive lendo esse livro...A utilização genial da segunda pessoa, o plot twist MALUCO, a falta de plot holes e, principalmente, a presença de lesbicas fizeram com que eu me apaixonasse totalmente por Harrow the Ninth. Tamsyn Muir vc é GENIAL
comentários(0)comente



Helena 31/12/2022

Esse livro é bastante confuso no começo, mesmo se você leu o primeiro, mas todas as páginas lidas sob o mais profundo ??????? Valem a pena no final, onde tudo se paga de maneira incrível.
comentários(0)comente



Andre.Pithon 21/09/2022

Gideon the Ninth é uma leitura divertida, com um conceito direto e uma narrativa irreverente que funcionou espetacularmente bem para o que se propunha a fazer.

Harrow é um labirinto emaranhado e absolutamente confuso, que se nega a explicar qualquer coisa pro leitor, e que não apenas expande o mundo do primeiro livro, mas praticamente ameaça o apagar e reconstruir inteiramente, em guinada atrás de guinada, e o leitor que lute para acompanhar. É magnífico. A melhor coisa que eu li em muito tempo.

A prova perfeita de que julgar um livro pela capa funciona, que é uma das mais absurdamente magníficas que eu já vi, o interior é igualmente espetacular.

Harrow the Ninth segue onde a narrativa deixou o primeiro livro, com a nova protagonista no cargo de Lyctor, servindo a Deus, um extremamente humano e vulnerável Deus, e preparando-se para lidar com as aberrantes ameaças cósmicas que permeiam o universo e atravessar o enlouquecedor rio que leva os mortos. Há uma exploração profunda dos conceitos arcanos da necromancia, e os personagens que retornam do livro anterior se desenvolvem em novas e inesperadas formas, elevados por um poderoso, bem desenvolvido e por vezes hilário elenco novo.

É difícil falar muito, já que o livro se recusa a explicar tudo e seria trágico eu o fazer e macular a experiência que Tamsyn Muir construiu. Há a escolha de escrever grande parte da obra em segunda pessoa, o que parece uma ideia estúpida, mas tudo encaixa perfeitamente quando é percebido o porquê de tal escolha estilística.

É um livro mais sério que o anterior, pois Harrow é uma personagem mais séria que Gideon, mas o humor ainda é presente, tendo me feito rir alto bom número de vezes, no estilo típico de Muir de quem está profundamente mergulhada no mundo de comunidades onlines (fanfiqueira), e sabe dialogar com o público contemporâneo, enquanto usa de uma linguagem incrivelmente rica e uma prosa diabolicamente intricada. Existem muitas contradições que não deveriam funcionar aqui, e ainda assim beira a perfeição.

O final é incrivelmente aberto e deixa mais perguntas que respostas (mesmo já dando muitas respostas).

Harrow é uma leitura difícil, que não entrega nada fácil para o leitor, e que consegue amarrar bem uma apocalíptica trama política de entidades imortais, toques de irreverente amor adolescente, um sistema arcano abordando todos os desenvolvimentos possíveis de necromancia, humor e desespero caminhando adjacentes.

É fenomenal.

Preciso do terceiro por favor
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



goliad 26/07/2024

Honestamente não irei me recuperar te amo harrow nada como uma lésbica com trauma religioso prestes a fazer uma lobotomia
comentários(0)comente



27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR