jjisinblue 19/08/2023
O diabo sempre é um bom personagem?
Dispensa apresentações, um clássico da literatura portuguesa. Já adianto dizendo que a linguagem é sim difícil, mesmo que as notas ajudem muito, dito isso, o livro fala muito sobre a hipocrisia e as desigualdade sociais da época e que seguem existindo até hoje.
Temos um frade que é condenado ao inferno por não era fiel à sua fé (resumindo bastante, mas leia e descubra), um fidalgo que serve pra representar toda uma classe que apenas explora.
E pra mim um dos mais interessante, uma cafetona que diz merecer ir ao céu pois tira as meninas da rua e ao mesmo tempo serve à Deus (era comum alguns padres frequentarem bordéis, e como eles eram vistos como a voz de Deus na Terra, ou até mesmo como Deus, por isso a alegoria).
Então em geral, o Gil pega personagem da "elite" da sociedade e revela os podres mais comuns da classe social que eles pertencem, tudo isso em forma de humor.
Outra coisa interessante é que os personagens condenados ao inferno, sempre levavam uma bagagem, e essa bagagem representaria o porquê de eles estarem ali, como uma representação do próprio pecado.
E é claro, um diabo super debochado que zomba com sagacidade (quase) todos os personagens.
Como já disse acima, a linguagem é difícil, mas eu gostei bastante, e pra mim merece sim a fama que tem, recomendo.