Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira




Resenhas - Auto da Barca do Inferno


677 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Leticia_okane 14/09/2021

Bom
Livro em peça, clássico da literatura, que flui bem (com umas dificuldade ali e aqui de referências e arcaismo), e com uma perspectiva interessante de caricaturas da época
comentários(0)comente



Andy Lima 13/09/2021

Gnt, q?
Eu nn entendi NADA kkkkkkk
Tinha partes q nem eram em português mano?
Só consegui entender oq tava rolando por causa de uma análise literária q eu achei na internet.
Tive q ler pra escola, ent nn li por livre e espontânea vontade ??
staranabi13 13/09/2021minha estante
é q é português mt antigo kkkkkkk mt difícil de ler msm




Maria 31/08/2021

escola
Também precisei ler só por causa de um trabalho de literatura kkkk.
Confesso que achei que eu odiaria mais. As partes do Parvo foram até engraçadas, mas eu prefiro mil vezes assistir a peça do que lê-la.
comentários(0)comente



Nana 25/08/2021

Tive que ler esse livro por causa da aula de literatura da escola.
Foi uma leitura difícil para mim e eu tive que ler diversas vezes para entender a história.
comentários(0)comente



Isa 24/08/2021

O Auto
Apesar da linguagem complicada é muito gostosinho de ler e o tema é envolvente. O Anjo conseguiu me cativar de uma forma diferente de qualquer outro personagem. Vai entrar pra minha lista de livros favoritos com certeza!
comentários(0)comente



Lis 22/08/2021

A edição q li traz o Auto da Barca do Inferno e também a Farsa de Inês Pereira. A segunda foi muito alterada para melhor compreensão do leitor, mas o primeiro não. Por exemplo, no Auto tem-se muitas vezes o termo "eramá", com uma nota de rodapé informando que significa "em hora má". Achei interessante a palavra e tudo. Mas na Farsa, o revisor substituiu todos os "eramá" por "em hora má" e precisou fazer alterações significativas no verso para que se mantivesse a estrutura de redondilhos maiores. Bastante desnecessário e demonstra que os dois textos tiveram curadorias bem diferentes.

Sobre as peças em si, são clássicos do quinhentismo, não há o que reclamar. O aspecto que julguei mais interessante foi ver a estrutura da língua e dos vocábulos há 500 anos atrás.
comentários(0)comente



esparramalho 13/08/2021

Confesso que meu interesse inicial era a curiosidade de conhecer aquele que inspirou o grande "Auto da Compadecida", mas, ao decorrer da leitura, vi que essa peça foi base para outras dezenas de obras e foi muito bom achar os pedacinhos nela. A linguagem é complicada, foi difícil conciliar a linguagem, a compreensão e a métrica, mas, ao fim, ouvi um audiobook que ajudou muito no segundo quesito. Livro rapidinho pra se ler em uma tarde, vale a pena :)
comentários(0)comente



Mariana 10/08/2021

Um dos grandes clássicos da literatura, o livro trás a perspectiva em forma de peça a ida de certos personagens à barca do inferno ( e as vezes aí céu).

Pode ser difícil compreender, daí o questionamento de muitas pessoas que "não gostam de ler clássicos" pois, além da linguagem teatral, são utilizadas muitas expressões em latim e trás referências portuguesas, como é de de esperar.
comentários(0)comente



Cris 02/08/2021

Humanista
É bem curtinho, previsível demais, porém um clássico do Humanismo. A obra é intrigante em alguns aspectos, por Gil Vicente ter escrito muitos "autos" acredito que "O Auto da Barca do Inferno" prendeu minha atenção (mesmo com a escrita complicada por se manter no Galego-português). A leitura desta obra foi solicitada em um dos componentes da universidade, mas é realmente interessante, o Diabo foi bem representado, Gil tinha uma criatividade espantosa.
comentários(0)comente



lilabardy 30/07/2021

escola te odeio
eu só li porque fui obrigada, poderia ter sido pior porque não foi tão horrível, mas eu nao entendi cacete nenhum, ou seja, me fodi pra fazer o trabalho.

tem umas partes engraçadas mas sério o livro é de 1500 e de portugal, como que entende uma coisa dessas?

uma estrela porque é rápido de ler e um pouco engraçado.
comentários(0)comente



Nick.ly 29/07/2021

Curioso
Ah é legalzinho vai, mas sla li por obrigação kk

















Hh





Nhnn











Ohgfssvddbn
comentários(0)comente



Luana 27/07/2021

Não me lembro muito bem, mas li esse livro para a escola em uma matéria de literatura (obviamente) e achei bem interessante, talvez um dia leia novamente para lembrar.
comentários(0)comente



alex 26/07/2021

O auto do inferno é outras histórias, Gil Vicente (+/- 1525)
O livro é composto por 6 histórias em formato de peças rimadas de teatro. O autor é conhecido como o primeiro grande dramaturgo português.

Mas de verdade? Não me sinto com instrumental suficiente para criticar os textos. Nem mesmo para aproveitá-los. Achei entediantes.

O português é tão antigo que quase parece outro idioma. Essa ausência de intimidamente compromete a compreensão e o "gingado" da leitura (pq não conhecemos todas as entonações).

No mais, os textos sempre se apresentam em torno de temas religiosos, mostrando o peso dominante que a igreja, o céu e o inferno possuíam na sociedade ibérica da época. Achei que encontraria algo mais audacioso sobre o inferno, mas não houve nada de surpreendente para um leitor do século XX.

Os especialistas dizem que o texto é exemplar da transição da Idade Média para o Renascimento....

Vale a leitura como conhecimento histórico: um dos poucos livros em português do século XVI que chegou até os nossos tempos.
comentários(0)comente



Hely 25/07/2021

A demonstração vívida do ser
Apesar de destinado a quem sabe sobre a jornada de Gil Vicente como "autor", esta obra "O Auto da Barca do Inferno" não deixa de surpreender. Apesar do Galego-Português dificultar para entendimento completo, a noção e emoção é mais do que transmitida. O Auto da Barca do Inferno é sobre escolhas feitas durante a vida, que pouco lhe abandonam na passagem para o que há do "outro lado". É sobre o lado ruim do ser humano: a hipocrisia, discrepância, ignorância e cobiça... de forma cômica.
comentários(0)comente



Sabrina - @binabook 24/07/2021

Humanismo - Escola literária
História com mais de 5 séculos impressionantemente gostosa de ler. Tem uma linguagem pouco usual nos tempos atuais, claro. Mas de maneira geral consegui entender sem muito auxílio. Li no Kindle unlimited. Facilita muito ler em e-book no kindle pois o app tem acesso a dicionário, Wikipedia e tradução. Basta clicar nas palavras para descobrir o significado e etc.

Estudando as escolas literárias. Tão agradável relembrar os tempos de escola!
comentários(0)comente



677 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR