Luiza 24/01/2023
"Então aqui chega, o término da Sociedade do Anel"
Enfim acabou a minha jornada na trilogia de o senhor dos aneis, mas vejo que esta apenas começando a jornada nas era da terra média e todas as histórias desse universo.
Foi um fim doloroso, já que nessa obra é capaz de fazer o leitor se apegar aos perssonagens de uma forma muito única, sei que irei reler a obra após ler O hobbit pra me adentrar mais nesse universo complexo, porém nunca é igual à primeira experiência.
Esse final foi realmente digno, uma despedida incrível, um pouco que emocionante, eu jamais vou esquecer de como foi ler essa trilogia, da Sociedade do anel,dos membros da comitiva únicos cada um de sua maneira, e da terceira era da terra média.
Minha aventura pela primeira e segunda era da Terra-média ainda nem começou, isso me conforta, pois não estou nem um pouco preparada pra me despedir do universo, a narrativa é incrível, os perssonagens, a história, os fatos, um universo tão completo que mal parece ficção. Claro não é uma leitura muito fácil, a escrita de Tolkien é densa, cansativa e extremamente descritiva tanto que por o mesmo amar a natureza pode haver páginas inteiras apenas explicando cenário que em geral é apenas "mato", mas é uma história incrível.
Sinto que jamais lerei algo assim novamente, é de uma originalidade completa, de forma que dificilmente achará algo parecido. Minha nota é devido as pausas que dei na leitura por conta da ressaca literária que passei lendo vários livros ao mesmo tempo, um autor com uma escrita tão densa e complicada não é a melhor opção quando se esta em uma ressaca literária, e confesso que após 3 livros a escassez de perssonagens femininas começou a me incomodar e a interferir na minha experiência de leitura. Apesar disso não tem como eu não achar incrível.
Sei que vou voltar a explorar a história sobre a sociedade do anel novamente e a história da terceira era da terra-média, então não é bem uma despedida, por mais que eu não goste de finais.