Raquel 21/01/2021
Mais do mesmo de Nicholas Sparks
A história desse livro começa mais ou menos assim: Savannah, uma menina proveniente da família perfeita, estudante universitária de Educação Especial, com futuro promissor e, claro, dona de uma beleza ingênua e arrebatadora conhece John, jovem que costumava ser rebelde na adolescência, filho de um pai solteiro com problemas de relacionamento e que se alistou no exército para procurar um sentido na sua vida.
Os dois se conhecem na cidade natal de John, enquanto ele estava na sua licença militar e ela passava o verão com um grupo de jovens da igreja construindo casas para os desabrigados. Nas duas semanas que passam juntos, os dois se apaixonam perdidamente e creem ter encontrado o amor de suas vidas.
Os dois decidem, então, encarar um relacionamento à distância pelo resto do serviço militar de John. Ele servindo na Alemanha por mais um ano e ela estudando no interior da Carolina do Norte. Porém, neste meio tempo, os edifícios do World Trade Center são atingidos pelo ataque terrorista de Bin Laden, o que muda completamente o final dessa história de amor que seria previsível e feliz.
Bom, enquanto lia o começo do livro, absorvendo as características de Savannah e John, percebia uma certa semelhança com outro romance muito conhecido por sua adaptação no cinema "Um Amor Para Recordar". Savannah é simplesmente uma versão menos carola de Jamie Sullivan, e John, uma versão menos rebelde de Landon Carter.
Só mais tarde descobri que Nicholas Sparks era o autor de ambas as obras, além de assinar outro romance adaptado para o cinema "O Diário de Uma Paixão". Não posso deixar de dizer que autores assim perdem muitos pontos comigo. É como se só conseguissem escrever a mesma história, com nomes e contextos diferentes, mas seguindo sempre o mesmo padrão, ao melhor estilo Dan Brown.
Vale adicionar que a adaptação para o cinema segue um rumo um pouco diferente do livro (eu pessoalmente prefiri o final do filme) e que provavelmente os homens não vão se identificar muito com o livro. Romântico demais até pra mim.