Melancólico Relato 22/07/2024
Diplomacia, de Henry Kissinger
Bela obra para ter como um dos alicerces teóricos a todos os estudantes e amantes da ciência política, das relações internacionais e afins.
Relata acontecimentos e relações entre Estados, desde Richelieu até o fim da Guerra Fria ?passamos através de duas Guerras Mundiais e seus motivos, URSS, Vietnam, etc.?, somada a uma previsão do que, naquele então, estava por vir (inclusive a claríssima e acertada visão do crescimento econômico e vindouro status de superpotência da China).
Obviamente, possui uma exaltação aos Estados Unidos e trata de seus valores como sendo inatos e faróis-guia a todas as nações. Relevando esses pequenos detalhes, podemos apreciar e aproveitar um enorme conteúdo histórico.
Devo dizer que é o maior livro não-ficcional que já li, mas que não foi um processo maçante, exceto na parte em que trata do Vietnam e do Nixon. Por se tratar do período em que ele esteve mais ativamente envolvido com a política externa, acrescenta bastantes detalhes e pontos de vista pessoais, com isso alargando um pouco a leitura.
Agora falecido desde nov/23, restam seus escritos como herança de um grande estudioso da ciência política e das relações internacionais que moldaram várias gerações, e que ainda o fazem.