Tatiane 17/07/2021
RESENHA: As curvas do Tempo/ Memórias – Oscar Niemeyer
Como o próprio título sugere, o livro é um apanhado de textos de memórias sobre Oscar Niemeyer, escritas por ele próprio. As memórias seguem uma certa ordem de cronologia de tempo/ vida do Oscar.
Em suma estas memórias retratam seu relato dos acontecimentos de sua vida, pessoas e seus ideais. Aliás esse caráter idealista e suas convicções são amplamente descritas, sendo assim é possível conhecer mais intimamente quem foi, ou melhor, o que Oscar pensava sobre o mundo e as coisas.
Não é um livro de analise arquitetônica de suas obras. Pelo contrário, as obras são retratadas de forma passageira, apenas o necessário no contexto da memória. Como ele próprio diz:
“Eis o que lhes devia dizer sobre a minha arquitetura feita com coragem e idealismo, mas consciente de que o importante é a vida, os amigos, esse mundo injusto que precisamos melhorar.”
Aos colegas arquitetos que desejam aprofundar sobre suas obras NÃO recomendo este livro. Para aqueles que se interessam por conhecer um pouca mais da vida pessoal e as convicções ideológicas de Niemeyer, o indico.
Algumas observações sobre esta edição, cuja páginas são adornadas de croquis conceituais e também de obras efetivas. Fotografias da família e de encontros. Completa e extensas notas de textos, quase 300 referências, cuja referência é de extrema importância para compreensão do texto. Além de breve cronologia da vida e obra do Oscar Niemeyer. Elementos que são complementos e que sua leitura é indissociável do texto principal.