vicniro 25/10/2024Pra se sentir burraResolvi ler esse livro porque eu já tinha lido uns 2 contos de terror do Henry James e gostado, mas confesso que essa coletânea foi bem decepcionante. Dos cinco contos, 3 deles eu gostei, sendo que um eu já tinha lido em outro livro, e mesmo tendo gostado, fiquei um pouco decepcionada porque são propostas de fantasmas diferentes do que estamos acostumados. Eles são mais refinados, têm aquela elegância inglesa, e mesmo já conhecendo o autor, queria que fosse mais aterrorizante.
Os dois outros contos (os últimos e maiores) eu consegui entender absolutamente nada do que estava acontecendo, tanto que eu quase desisti no meio deles. Vi uma resenha no skoob que falava ?Os dois últimos contos ("O grande e bom lugar" e "A bela esquina") estão muito acima da minha capacidade intelectual, pois não entendi absolutamente nada. Senti-me um perfeito analfabeto diante de textos escritos no meu próprio idioma. Não é autor para o meu bico.? e é exatamente assim como me senti. A linguagem deles é extremamente floreada e a narrativa é bem confusa, tanto que eu acabei me perdendo no meio das frases que ele poderia ter escrito com umas 5 palavras ao invés das 30 que ele usou. Inclusive, mesmo os contos que eu gostei, eu vi algumas explicações sobre eles que não foi o que eu tinha entendido rsrs
Se você gosta de propostas diferentes de fantasmas ou está com vontade de se desafiar nessa mistureba de letras e palavras que parecem não fazer sentido nenhum, vai fundo na leitura! Se não, o livro Contos de Horror do Século XX talvez seja uma pedida mais interessante.