Menino de Engenho

Menino de Engenho José Lins do Rego
José Lins do Rego




Resenhas - Menino de Engenho


317 encontrados | exibindo 241 a 256
1 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22


Maria3427 07/10/2023

Menino de engenho é a história de Carlos narrada pelos olhos da inocência da meninice. Em vários momentos senti pena do menino Carlos. O livro tem um dos começos mais difíceis e poéticos que já li.
Uma coisa interessante é que a obra não possui um ponto de ápice, são pequenos altos e baixos, exatamente como em nossas vidas comuns.
No fim, me deixou com muita vontade de uma continuação, saber que desdobramentos a vida deu para esse "menino danado, menino de engenho".
comentários(0)comente



Kauan.Henrique 10/10/2023

O livro apresenta diversas expressões nordestinas nas quais eu estou acostumado, o regionalismo é bem destacado, por eu ser recifense, eu curti demais, não tive problemas para entender, mas recomendo um dicionário por perto.
Além disso, existe uma evidência sobre o racismo pós abolição. A maneira de ver a população negra não mudou, continuaram dependentes de senhores de engenhos e sobretudo, recebiam punições de modo similar durante a escravatura, O livro deixa isso bem claro.
Tem temáticas pesadas que destacam muito bem o contexto da época, nada surreal, inclusive, nada tão distante assim, notei vários pontos com minha infância no interior nordestino.
comentários(0)comente



Carolina 15/10/2023

Leitura acadêmica
Li para a aula de Fundamentos da Literatura Brasileira, e o professor colocou esse livro como leitura obrigatória. É muito interessante ver como o autor falou sobre o racismo e o trabalho escravo, criticando de uma forma discreta, visto que na época, foi algo a frente do seu tempo. Mostra o coronelismo, a criação das crianças no campo, e o papel materno na vida de uma pessoa que perdeu a mãe. Achei uma leitura muito importante que serve de base para entendermos muitas coisas presentes na literatura clássica nacional.
comentários(0)comente



Taly 31/10/2023

Um livro de memórias
Um livro que conta as memórias de Carlos, que é levado a morar no Engenho do avô materno após sua mãe ser assassinada pelo pai dentro de casa. É um livro que relata a rotina desse menino dentro das situações corriqueiras da época - a construção das relações afetivas, as decepções, medos...
comentários(0)comente



Ana Catarina Oficial 08/11/2023

Realidade
Tinha muita expectativa para a leitura deste livro, mas já fim das contas ele não me surpreendeu. Também não posso dizer que decepcionou, pois tem seus detalhes interessantes. Talvez por retratar a realidade de forma clara deixe o leitor a pensar sobre a simplicidade do que pode ser considerado exagerado e absurdo.
comentários(0)comente



Ester06 01/12/2023

Menino de Engenho
Ah, o que dizer desse livro.
Antigo mas atual. A cada página eu pensava "dá para usar na redação do ENEM".
Tem uma leitura fluída e simples nada rebuscada, com várias expressões novas (para mim).
Eu gostei de ver o desenvolvimento e amadurecimento do personagem.
É interessante observar os pensamentos, rotina no engenho e visão de mundo do personagem, trazendo a situação política e social pós abolição, além de tratar temas muito atuais e pensamento da época que infelizmente se mantém até hoje.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ju 26/12/2023

Refúgio
" A minha mãe sempre me falava do engenho como um recanto do céu. E uma negra, que ela trouxera para criada, contava tantas histórias de lá, das moagens, dos banhos de rio, das frutas e dos brinquedos, que me acostumei a imaginar o engenho como qualquer coisa de um conto de fadas, de um reino fabuloso. "

Não há melhor forma para descrever, um reino fabuloso.

Me perdi no engenho e nas peripécias desse menino, senti minha alma se refugiar em memórias inventadas desse personagem. Sempre me acalento com cenários assim, e esse primeiro livro apenas aguçou minha curiosidade para os próximos.

Foi meu primeiro contato com José Lins do Rego, e não poderia ter sido melhor.

Simplesmente maravilhoso
comentários(0)comente



bibioslivrosecia 31/12/2023

Menino de engenho é um livro bacana, começa meio chocante, termina meio chocante, mas é um retrato muito interessante dos engenhos
comentários(0)comente



Raquel1501 06/01/2024

Menino de engenho - MRC
O personagem/narrador em "Menino de Engenho é Carlinhos, que relembra a vida entre os 4 e 12 anos de idade, do instante que se mudou de Pernambuco para a Fazenda Santa Rosa na Paraíba para morar com seu avó. Ao longo dos 10 capítulos, o leitor é exposto a diferentes nuances narrativas em sua perspectiva, obedecendo à memória e à introspecção do mundo em que o menino cresceu, descobrindo coisas e perdendo a inocência. Esse critério também se aplica à sua percepção das pessoas e ao seu relacionamento com elas.
comentários(0)comente



suquinhho0 07/01/2024

"O costume de ver todo dia esta gente na sua degradação me habituava com a sua desgraça. Nunca, menino, tive pena deles. Achava muito natural que vivessem dormindo em chiqueiros, comendo um nada, trabalhando como burros de carga. A minha compreensão da vida fazia-me ver nisto uma obra de Deus. Eles nasceram assim porque Deus quisera, e porque Deus quisera nós éramos brancos e mandávamos neles. Mandávamos também nos bois, nos burros, nos matos."
comentários(0)comente



Amanda2041 26/01/2024

Menino perdido. Menino de engenho.
A história em si é muito interessante, dá espaço para a imaginação e nos faz conhecer um pouco sobre a a servidão dos escravos, agora libertos, a processo da moagem da cana de açúcar, das relações entre senhores de engenho e as pessoas que trabalhavam e moravam na região.
Toda a história é contada por um menino, Carlinhos, e é através dos olhos dele e vamos conhecendo tudo.
Foi um livro que me cativou bastante pois me identifiquei com várias coisas narradas e isso tornou tudo ainda mais legal de ler.
Recomendo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Adriana.Karimi 28/01/2024

Um Romance de formação
Com um vocabulário regional rico, uma leitura gostosa e recheado de histórias que parece ser uma mistura de Zelins e Ariano. Quase mudaria o título para MEMÓRIAS DE UM MENINO DE ENGENHO. Ah!!! Não esquecendo do Basculho que aqui é citado com significado no glossário que me lembrou o Gil do Vigor kkkk.
comentários(0)comente



Cris SP 29/01/2024

29.01.2024
A historia se passa no início do século XX, mostrando o começo da decadência dos senhores de engenho. Nos deparamos com o regime escravista que ainda era comum naquela época, em que pese é relatado que muitos dos escravos quiseram permanecer no engenho em troca de comida e moradia. Nesse primeiro livro é contada a história de Carlinhos, um menino da cidade que vai parar no engenho de seu avô paterno após a morte de sua mãe e precisa aprender os hábitos do interior. A narrativa vai até a idade em que é enviado para a escola, lá pelos seus 10 anos de idade.
comentários(0)comente



317 encontrados | exibindo 241 a 256
1 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR