spoiler visualizarLeticia 04/04/2024
O Ateneu
O Ateneu é um livro autobiográfico que retrata a vida do menino Sérgio, inspirada na do próprio autor Raul Pompeia. No início do livro, Sérgio explica sua admiração e fascínio pelo colégio, desde menor tem o sonho de estudar lá e quando chega a idade, se muda para o Ateneu.
O livro retrata bastante de sua jornada tanto na adaptação na escola, quanto na busca de amizades. Sérgio é um menino de 11 anos, muito observador ( e com um vocabulário de um senhor de 70 anos ), e ele explica detalhadamente cada aluno, cada professor, cada trabalhador... enfim, cada personagem é muito bem esclarecido.
Sérgio passa boa parte do livro procurando um amigo para confiar e o guiar, uma amizade verdadeira. Ele deixa explícito desde o início o seu desejo por uma amizade em que ele se sentisse confortável, como achou e se sentiu no final.
O livro deixa claro também o amadurecimento de Sérgio, uma passagem de uma mente infantil para adulta.
No final, a versão romantizada do internato de Sérgio se desfaz, ele começa a ver como uma prisão e que todos seus sentimentos são comprometidos e enjaulados pelo Ateneu, pensamentos nunca visto antes como a reflexao sobre a sexualidade e etc. Começa a vim uma sensação de revolta.
O final é drástico, triste e chocante, nunca imaginei q o desfecho seria assim. Não quero falar porquê já é muito spoiler!
Gostei muito do livro, não foi uma leitura muito fácil pelo motivo de em diversos momentos, o autor ter enrolado muito em coisas insignificantes ao livro, com personagens chatos... mas no geral, gostei bastante, um livro confortável!
"O tempo é a ocasião passageira dos fatos, mas sobretudo ? o funeral para sempre das horas."