@admiravel_leitura 29/09/2023O Clássico da Literatura Brasileira mais difícil que tive a oportunidade de ler.Esse é um livro composto por um contexto interessante e uma abordagem narrativa pertinente, sendo uma representação de um determinado período histórico. Sendo assim, a primeira coisa a se ter em mente ao iniciar essa leitura, é compreender que a obra foi escrita em 1888, década emblemática da história do Brasil, pois no ano seguinte a sua publicação, o Brasil transitou da monarquia para a república.
Dito isso, o primeiro ponto a se destacar nessa narrativa é a linguagem rebuscada e, até certo ponto, arcaica do autor, Raul Pompeia. Aqui temos uma escrita poética e um tanto melancólica, no entanto a escolha de palavras para retratar os pontos específicos da vida de Sérgio podem se tornar um grande empecilho para leitores atuais. Afinal, uma parcela dos termos utilizados no enredo não são mais empregados em nossa escrita ou linguagem atual.
Essa é a maior dificuldade em ler esse livro, mas esse mero detalhe não retira o brilho da história.
Em uma narrativa episódica acompanhamos uma trama focada em expor através de metáforas e analogias mazelas da nossa sociedade, evidenciando por meio da representação do colégio interno como as relações de poder, a hierarquia social, a corrupção e a moralidade se inseriam dentro de um cosmo social repleto de contradições.
Ou seja, o próprio ateneu é utilizado como uma analogia a sociedade brasileira da época, sendo os adolescentes, que permaneciam encarcerados, uma representação efêmera dos adultos da época retratada.
Além disso, a obra também trata de temas pertinentes, como por exemplo a descoberta da sexualidade, a violência empregada no passado como forma de aprendizado e até mesmo questões pertinentes na nossa atualidade que não eram debatidas no século XIX, como a homossexualidade.
Embora tenha uma linguagem difícil e seja uma história não muito fácil de ser lida e compreendida, “O Ateneu” é um marco na nossa literatura clássica nacional e vale a pena ser conhecida.
site:
https://www.instagram.com/admiravel_leitura/