O ateneu

O ateneu Raul Pompeia
Franco de Rosa




Resenhas - O Ateneu


452 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Juliana 30/10/2022

Ateneu
Mostra a vida de Sergio no internato e o amadurecimento do personagem da fase inicial para a maturidade com a vida amorosos, questões a ser tratadas na escola e outras.
comentários(0)comente



artistaDEshit 22/10/2022

Não sei muito bem como fazer essa resenha mas vamos lá... Ultimamente eu tô tentando ler mais clássicos nacionais e estou simplesmente apaixonada, os livros geralmente tem uma escrita difícil mas são muito bons, sobre o Ateneu em específico eu achei a leitura bem maçante pra se ler muito de uma vez, por isso eu li um capítulo por dia, no final fica claro que o livro é uma crônica narrada pelo Sérgio sobre seu período no Ateneu então durante o livro tiveram algumas coisas que não ficaram claras como quantos anos ele tinha, sobre quanto tempo se passa no livro, até os acontecimentos em si são narrados meio soltos, não é como um diário contando tudo mas conta os acontecimentos mais importantes, acho que tem ali críticas a sociedade da época e tal só que EU não entendi, vou precisar de dar uma analisada e reler pra entender alguns pontos ,mas a homossexualidade ficou clara pra mim, eu esperava um pouco mais desse livro, algo mais "rebelde"(?) por ser do Raul Pompeia mas gostei muito do livro.
comentários(0)comente



ViniBarcellos 21/10/2022

é legalzinho, mas me perdi em várias partes
- Gente, de onde surgiu esse plot?
- Um livro bem a frente de seu tempo por retratar relacionamentos homoafetivos em um colégio interno nos tempos do Brasil Império. De ínicio pensei que seria algo como Heartstopper, mas o foco aqui está em como o espaço influencia no comportamento do indivíduo e nas críticas à educação cívico-militar, à mercantilização do ensino e às relações de poder (escancaradas ou tácitas) dentro dessa escola. Consegui entrever pensamentos que lembram Paulo Freire e Michel Foucault.
- Lado ruim: lirismo excessivo dedicado a partes não essenciais do livro, dificultando a leitura para leitores médios, como eu
comentários(0)comente



Marcella.Audrea 24/09/2022

História muito boa
O livro foi escrito em uma época muito conturbada e dá pra ver todas as nuanças. A ganância, o egoísmo, o preconceito e a falsidade? tudo ali misturado. As vezes nem dá pra entender como certas coisas chegaram em certos pontos, a gente só tem que aceitar que são consequências de se viver num lugar deplorável como o Ateneu. A linguagem do Bilac não é fácil, diversos momentos me dava sono, mas a curiosidade para saber o desenrolar da história me empurrava pra frente com uma certa rapidez. Vou dar mais uma pesquisada pra ter certeza de que entendi corretamente algumas partes, de resto, satisfeita.
comentários(0)comente



Paulo 24/09/2022

Bom, mas
Os acontecimentos são interessantes, contando sobre o tempo que Sérgio passou dentro do Ateneu e as experiências que ele e seus colegas passaram lá dentro, algumas não muito saudáveis.
O que me incomoda nesse livro é como a linguagem usada é difícil. Uma página parece equivaler a 8 de tanta palavra difícil que usam.
Em vários momentos eu poderia ter realmente me emocionado com o acontecimento, mas, para mim, era praticamente impossível assimilar os acontecimentos numa velocidade em que isso fosse possível.
Enfim, se gosta de histórias baseada em relatos fortes e tem costume com esse tipo de linguagem, é uma leitura que vale muito a pena.
comentários(0)comente



misy 23/09/2022

a história é interessante, os temas foram polêmicos para a época (a abordagem da sexualidade - neste caso, de forma predominante, a homossexualidade), entretanto é uma escrita extremamente cansativa e difícil, repleta de metáforas, o que torna o livro, muitas vezes, desinteressante.

"Aqui suspendo a crônica das saudades. Saudades verdadeiramente? Puras recordações, saudades talvez, se ponderarmos que o tempo é a ocasião passageira dos fatos, mas sobretudo ? o funeral para sempre das horas."

com certeza foi uma leitura obrigatória de vestibular pra mim, pois não é o estilo que, geralmente, estou acostumada.
comentários(0)comente



lartriz 21/09/2022

Finalmente terminei!
Eu esperava odiar o livro por ser uma leitura muito cansativa e difícil, mas eu realmente gostei da história e personagens. Acredito que na época foi uma obra bem polêmica por expor a sensualidade feminina, a homossexualidade e a hipocrisia da burguesia (O Aristarco)
comentários(0)comente



enzopalacio 20/09/2022

?O Ateneu? é uma leitura interessante, mas um tanto difícil. A quantidade de metáforas, linguagem e o fato de a história não ser linear tornam a leitura menos fluida. Mesmo assim, o livro é interessantíssimo e pode ser considerado uma leitura essencial.
comentários(0)comente



aelinella 11/09/2022

Cara não sei nem como começar a descrever como foi ler o ateneu mas vou tentar

O livro não é ruim, longe disso, mas querendo ou não é uma história bem difícil de ler, tem um ritmo lento, pesado, cheia de metáforas e analogias que você tem que ler 10 vezes pra começar a entender

Mas falando dos personagens, o Sérgio é muito interessante como narrador, ele fala do ateneu com odio e ao mesmo tempo carinho, uma mistura de sentimentos que transparece em diversos momentos da história. Sempre achei mt legal o jeito irônico que ele fala do aristarco e até mesmo de outros alunos porque vc lembra que ele não é só um narrador, ele tava lá, são as memórias dele que você está lendo, então não dá pra ser imparcial kkkk

O aristarco é mt interessante tbm, o fato de que ele não consegue equilibrar entre ser um educador e um empresário, e até mesmo as emoções dele em relação à si mesmo são mt complexas e difíceis de entender. O cara sentiu inveja de sua própria estátua, tipo??? Essa cena é mt boa aliás

A história do Sérgio num contexto geral é bem interessante, bem escrita e existem vários momentos que te prendem a atenção no livro, como a cena da piscina que eu nunca vou esquecer, as mortes ao longo do livro, a cena chocante do refeitório e dos amantes condenados, entre outros diversos acontecimentos que tinham tudo pra fazer desse livro muito empolgante pra ler. Mas ele não é kkkkkk acho que parte disso se deve às quebras de história que aconteciam do nada, você tava lá lendo uma parte super interessante do Sérgio com o Bento Alves e pá, 10 páginas de questionamentos sobre a arte na sociedade tipo ???? Sem contexto nenhum

Além disso, senti que a falta de diálogos cansa mt a leitura tbm, mas isso é justificável pq sao as memórias dele né

Uma coisa que eu gostei bastante foram os questionamentos sobre a homossexualidade presente em vários meninos no ateneu, achei mt incrível um livro do sec XIX abordar isso.

A jornada de amadurecimento do Sérgio tbm é bem interessante, como ele foi de um menino pequenino que precisava da proteção dos outros até se tornar um "homem" vendo sua infância acabar junto com o incêndio do colégio. Algumas partes como essa foram bem emocionantes

Num contexto geral é um livro bom, mas não é minha melhor experiência de leitura lkkk talvez um dia eu leia novamente, pode ser que com o tempo minha opinião sobre ele mude

P.s queria mt saber q fim levou d ema
comentários(0)comente



Mikael_13 11/09/2022

Sinceramente, só li esse livro por obrigações universitárias. Achei a história muito pedante e monótona. Nos momentos em que achei que estava gostando, surgia um monólogo descritivo enorme sobre coisas trivias. Parafraseando a grande Isabela Boscov: "Eu queria gostar muito dele, mas eu percebi que eu estava me esforçando e não estava obtendo nenhum resultado".
Beatriz 11/09/2022minha estante
Kkkkk tortura psicológica




Linest 10/09/2022

Uma leitura cansativa, mas interessante
Eu lembro de ter lido O Ateneu aos meus 16 anos, por um acaso achei o livro na biblioteca da escola e a sinopse tinha me interessado, então peguei para ler. Não tinha a idade certa pra obra que é desnecessariamente densa e repetitiva, mas eu havia gostado do Sérgio como personagem e continuei lendo até o fim, mas sem absorver muito. Achei legal, mas era isso.

Essa semana resolvi escutar o audiobook, tenho hoje 27 anos e realmente, ler (no meu caso, escutar) esse livro com mais bagagem me ajudou; a leitura ainda é penosa, cansativa, mas o livro é bom, o personagem de Sérgio é pessimista, crítico, hipócrita, rebelde e até mesmo não confiável, afinal vemos as atitudes de outros personagens pelo seus olhos, mas eu gosto de como ele é sarcástico ao falar do diretor do Ateneu, a mistura de desencanto e carinho das memórias de Sérgio faz da narrativa algo agridoce e até triste, e o fato de muito ter sido baseado nas experiências do próprio Raul Pompéia traz pro livro um ar de veracidade pela descrição detalhada de algumas cenas que são marcantes para o personagem. O Ateneu é uma prisão, e a forma como perto do final o personagem crítica a ideia do que é um internato, um lugar cruel cheio de desigualdade e hipocrisia baseada em sua posição na classe social é uma reflexão deliciosa, junto com o amargor da jornada que Sérgio teve no colégio.

É por momentos como esse que, apesar da narrativa entediante em certos momentos, O Ateneu é um dos meus clássicos brasileiros favoritos.

Admito que uma coisa que me impressionou na adolescência foi a homoafetividade descrita no Ateneu, onde meninos até mesmo faziam casais como um acordo de proteção, na época eu tive pouquíssimo contato com literatura LGBTQ+ e esse livro me cativou por isso, e agora, já sabendo quem eu sou, esse detalhe é ainda mais especial, principalmente se vendo a época que foi publicado, e ter não apenas a afetividade entre os rapazes em destaque, mas a própria homofobia e violência contra essas "amizades" ilegais no Ateneu faz com que, pra quem é LGBTQ+, o livro tenha um peso diferente. Ler Sérgio como um rapaz gay no armário, que não se aceita (como o próprio Raul) traz para o livro um ar mais dolorido e uma visão interessante da fase onde um menino se torna um rapaz e então, no fim, vendo sua juventude queimar, um homem.

Enfim,vale a pena ler o livro, sendo que vi o audiobook como uma opção mais palatável e acessível para quem não tem tanta paciência para uma escrita rebuscada e excessiva.

O Ateneu é um belo livro, melancólico e direto, mas doce como a nostalgia da juventude.
comentários(0)comente



Rafael467 01/09/2022

meu bem é horrível isso, horrível, horrível, horroroso, um espanto, me faz mal

eu não recomendaria esse livro nem pra um psicopata, simplesmente um atentado contra a psique humana, o último cavaleiro do inferno
caspaeletrica 02/09/2022minha estante
que issooooo, pq


Rafael467 04/09/2022minha estante
Tão difícil de ler que fez a odisseia parecer fácil


caspaeletrica 04/09/2022minha estante
Eu achei difícil de ler tbm, só que tipo, é de esperar desses livros antigos, chegou a um ponto que nem me surpreendo. E eu achei o enredo bacaninha, não é tipo m*chado de assis que é difícil e não tem nada de interessante sabeksksk




Siqmari 30/08/2022

O Ateneu foi uma completa surpresa para mim, não esperava gostar tanto de um livro clássico brasileiro como eu gostei deste. A leitura foi encantadora do começo ao fim, li com o ânimo que consumo conteúdos atuais.

Tudo começa com uma frase, que marca muito o livro todo, doe um conselho do pai d Sérgio para ele: "Vais encontrar o mundo. Coragem para a luta." Esse aviso se coloca em prova logo na primeira semana de estudo até o final onde a história se queia.

Enredo absurdo de bom, personagens caricatos e marcantes. Meu favorito certamente é Dr. Aristarco Argolo de Ramo, o diretor do internato. Homem cheio de ambições, medos, ódios. Suas cenas onde mostra a dualidade de líder que guia e líder que reprime. A maneira com que ele administra a imagem do colégio e como ele organiza ele de dentro é impressionante, intrigante sua complexidade e ao mesmo tempo tão simples. Com certeza minha cena favorita é a da coroação de sua estátua, aquela inveja pura e crua de si mesmo, o mesmo de perder o posto de deus, impecável.

Sérgio, o protagonista... Devo confessar que ele não é um personagem que gostei por sua personalidade ou ações, ao longo da trama ele é mostrado mais como um tampa buraco e cameraman do que um personagem destaque. Apesar de que sua relação com Egbert foi, bem... intensa. Uma surpresa, acho que ninguém espera gays implícitos em uma obra de 1888. Nem sei se eles podem ser chamados de implícitos, Sérgio tem pensamentos bem claros sobre sua opinião à respeito do "amigo"

"Esperava que ele dormisse para vê-lo dormir e acordava mais cedo para vê-lo acordar"

Existem outra cenas e divagações sobre esse amor, mas quem leu sabe do que eu estou falando.

Tudo é muito bom e de extrema qualidade. Desde a hierarquia dos mais fortes contra os mais fracos até os momentos mais bestas de brincadeiras infantis. Recomendo demais e se tornou meu clássico favorito.
Clakson 30/08/2022minha estante
Ótima análise! Fiquei com vontade de ler ele




Sophia.Black 24/08/2022

? ??????
Eu certamente não leria esse livro NUNCA se eu tivesse escolha, mas infelizmente não tive porque tenho uma prova para fazer sobre esse livro, então infelizmente eu fui obrigada a ler.
De verdade, que livro chato do 🤬 #$%!& . O personagem principal é irritante e todo mundo naquela escola parece que tem merda no lugar do cérebro. Todo amigo que o Sérgio fazia no fim queria pegar ele, e a maioria não aceitou muito bem quando ele disse não.
Esse livro e o autor, dois dodói da cabeça.
comentários(0)comente



-Louie 09/08/2022

O livro é interessante e a ideia da história é muito boa na minha opinião. Por que não contar fofocas de época num colégio interno, não é mesmo?

Os fatos se desenrolam de uma forma que te deixa curioso pra saber o que tem naquela escola. Mas senti falta de explicações mais profundas!

Raul Pompéia detalha demais coisas que não importam e o que você quer saber fica vago. Quando ele descreve uma cena ocorrendo é ótimo de ler, até meio fácil, porém quando é algum pensamento do protagonista... simplesmente impossível de entender. Eu lia o mesmo parágrafo umas 5 vezes e entendia 25% ?

Unicamp, te odeio!!!

Juro que livro difícil, mas entendo a importância histórica e social que ele tem. Só não quero ler ele nunca mais ?
comentários(0)comente



452 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR