Dalton 03/11/2019
Panorama interessante
Nunca tive paciência para as regras do jogo Magic The Gathering, apesar de ser um grande fã de jogos de tabuleiro e apreciar da literatura de fantasia, sobre as quais o universo do jogo foi erigido e, claro, ultrapassou. Entretanto, tive a curiosidade de conhecer a série de livros trazendo um desdobramento mais profundo do "lore" do jogo e posso adiantar que valeu a pena.
Da mesma forma que aprecie muito o universo expandido de Halo, o jogo de tiro do XBox eue nunca joguei (claramente estou me especializando em consumir literatura de jogos que não jogo), este volume - da imensa série de livros com o lore do Magic - se mostrou bem feito. Desde suas características gráficas com capa dura lâminada com reserva de verniz, papel encerado e muitas belíssimas ilustrações coloridas, até pelos contos que são aceitáveis.
Os textos não remetem a sofisticação de uma obra tolkeniana com aquela sensibilidade de tratar mais de conceitos abstratos cifrados e explicitar uma atmosfera do que de mostrar uma história dinâmica, mas são bacanas. Mantendo uma regularidade de batalhas e soluções que (imagino que igual ao jogo) recorrem a magia e ao mana, consegue apresentar o perfil de diversos personagens que suspeito, antes, estavam limitados a cartas ou mesmo posters de divulgação do jogo. Personagens que contavam sua história pela riqueza daa imagens que os representava, mais do que por um verdadeiro lore literário que os precedesse.
Enfim, se eu que não me interesso pelo jogo gostei bastante da obra e da qualidade dela, não tenho dúvidas de que os fãs do jogo têm tudo para apreciar cada página com a mesma atenção que fãs de RPG ao lerem os textos de preparação para uma aventura.
Se um dia eu jogar Magic, certamente, a experiência será muito mais rica e profunda.