spoiler visualizarRomara.Soares 10/10/2024
Desde rainha das sombras, a história vinha em uma crescente, mas nesse livro a coisa explodiu de vez. Que maravilhoso ver se consolidar todo o histórico da Aelin, suas relações passadas, algumas partes que não conhecíamos da história, os relacionamentos com a equipe, sua parceria (finalmente revelada) com Rowan. Nossa. Uau. Caramba.
Que livro. Me deixou sem fôlego.
Aelin faz planos que só ela conhece. A gente julga por ela sempre ter um plano engatilhado atrás de outro e não compartilhar, mas entende que ela estava insegura e não queria criar expectativas e frustar a equipe. Mas nossa, Aelin. Pede ajuda de vez em quando, amiga.
E esse final. A batalha, a monstra da Maeve (que já sei quem é de verdade porque li esse livro junto com Torre). Aelin se deixou ser levada, a máscara, as chicotadas, o sofrimento desmedido pra salvar o próprio povo, que sequer a reconhece e valoriza.
O casamento secreto com Rowan.
O plano com Lysandra.
Que loucura.
Como alguém consegue gostar de Lorcan depois do que ele fez a Aelin? A todo o povo se Erilea só pela ideia deturpada de "salvar" Elide? Como Rowan vai conseguir perdoar esse velho rabugento que colocou tudo, absolutamente tudo em risco por uma ideia estúpida de salvar alguém que não precisava de salvação?
Outra coisa que achei curiosa é a quantidade de rei/rainha por metro quadrado nessa história. Mas gente, todo mundo é um lindo e poderoso rei/rainha/príncipe/princesa de alguma coisa aqui?
"Depois que aquele fogo se extinguir, estaremos todos condenados, em todas as terras e todos os mundos."
"Mesmo quando este mundo for um sussurro de terra esquecido em meio às estrelas, amarei você, coração de fogo."
"Acredite ou não, este navio tem um número anormal de homens e mulheres atraentes a bordo. Vai se encaixar direitinho. E acredito que se encaixará muito bem com os imortais mal-humorados."
"Sabia que aquele tipo de poder surgia cada era, e servi-lo, servir a ela ...
Uma corte que não apenas mudaria o mundo. Mas que recomeçaria o mundo. Uma corte que poderia conquistar aquele mundo... E qualquer outro que desejasse."