Sermões

Sermões Padre António Vieira




Resenhas -


13 encontrados | exibindo 1 a 13


Ize 22/10/2020

Dotado de grande capacidade de retórica, Padre Antônio Vieira é um dos grandes representantes do movimento Barroco.

Fiquei um pouco chateada porque a edição do livro não contém todos os sermões famosos do Padre.

Demorei um pouco para me acostumar com a linguagem e me irritou, no início, as partes em latim. Mas não sentir grandes dificuldades, pois as analogias usadas no livro são de fácil compreensão. O único sermão que achei chatinho foi o Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda.
Jefferson Costa 26/08/2021minha estante
Verdade, Ize. A linguagem acaba sendo meio complicada, são muitas inversões frasais. Mas realmente Vieira tinha uma habilidade inegável de retórica e visão de campo ampla a respeito da sua época. O que achei mais cansativo foi o Sermão de Santo Antônio aos Peixes.




Lucas.Gabriel 23/12/2020

Leitura bem cansativa
Mesmos que tenha boas reflexões acerca do comportamento da igreja e do indivíduo na época, a linguagem é bastante rudimentar e que requer uma leitura mais detalhada do leitor. Entretanto, não deixa de servir como obra importante do Barroco brasileiro.
Dani 23/12/2020minha estante
Tenho interesse




Rute 30/08/2021

Tem uma linguagem muito difícil e muitas referências bíblicas (como o já esperado).
Talvez isso seja um problema para quem esteja lendo apenas como teor literário.
Os meus preferidos foram o "Primeiro domingo da Queresma" e o "Sermão da sexagésima" que trata bastante da linguagem.

É um livro com uma mensagem muito bonita, mas a edição (Principis) não ajudou muito; não colocaram nota de rodapé nas frases em latim, o que dificultou a compreensão.

Valeu a leitura, mas acho que não releria.
Tcharles.Amarante 15/03/2024minha estante
Estou fazendo a leitura dessa obra e todas as traduções dos versiculos biblicos em latim estão ou no rodapé ou inseridos no próprio paragrafo, faltou um pouco mais de atenção na sua leitura.




TiagoHelmer 09/06/2020

Sermões escrito na Bahia no século XVII é uma fonte histórica riquíssima, pois relata de forma direta a escravidão indígena, a invasão holandesa, a crença jesuítica e o contraste cultural dos jesuítas com os “cristãos novos”.

Ao estudar com cuidado os sermões de Antônio Vieira dá pra perceber a personalidade e inteligência desse padre. Ele usa os textos bíblicos não só para o convencimento de seus fiéis, mas também para seu próprio convencimento e até mesmo para convencer Deus de seus pedidos. O primeiro sermão ele mostra o quanto a escravidão (no caso indígena) era abominável, no segundo ele apela a Deus para a proteção contra os holandeses - em uma conversação direta, mostrando as provas bíblicas ora com humildade ora com severidade.

O terceiro sermão (que na minha percepção mudou de fonte histórica para ciência universal) ele prega sobre a oratória. Ele diz que o orador (no caso o padre, mas podendo se estender para qualquer um que quer convencer - um professor, palestrante, político, etc.) sempre é o culpado de não conseguir alcançar o objetivo. Ele mostra que é necessária dedicação total, ou seja, usar tudo que esteja disponível (desde circunstâncias até personalidade) para conseguir o objetivo final.
comentários(0)comente



rodrigoudo.zevi 10/08/2020

Documento Histórico
É um material muito rico! Mas a leitura é cansativa! Não dá pra criar ilusão de que o livro vai ser lido como um romance! Vieira estava dialogando e criticando posturas com recursos cristãos e filosóficos de sua época! A linguagem é densa mesmo. Livro muito interessante para ailas de História e Literatura!
comentários(0)comente



Franciele143 20/03/2021

abordava temas que permanecem atuais, a ganância humana, a corrupção da sociedade, a tolerância, a luta contra injustiça, o perdão e o sentido da vida.

Uma frase famosa do padre: "nós somos o que fazemos, o que não se faz não existe, portanto, só existimos quando fazemos, nos dias que não fazemos apenas duramos."

Antônio Vieira nasceu em Lisboa em 06/02/1608, veio para o Brasil em 1614 e trabalhou como escrivão, faleceu em Salvador em 18/07/1697. Além de ser padre foi filósofo, escritor e orador.
comentários(0)comente



Melissa.Aparecida 28/05/2021

Meio cansativo.
Embora tenha reflexões interessantes em relação a humanidade, é um livro de leitura muito cansativa e que necessita de muita atenção e dedicação do leitor.

Linguagem muito robusta e falta de tradução na maioria das frases em latim.

Com certeza não é indicado para qualquer tipo de leitor.
comentários(0)comente



Marcos 24/07/2021

Sentimentos confusos!
Escrita simplesmente magnífica. Conteúdo muito a frente do seu tempo. Mas (para mim) foi muito chato. Bom para estudos, conhecer um pouco da história do Brasil e sobre o pensamento da época. Mas, Lara mim, não funciona como lazer.
comentários(0)comente



Taiki 05/08/2021

"O mais antigo pregador que houve no mundo foi o céu. O céu é pregador. Tem palavras e tem sermões, muito bem ouvidos. As palavras são as estrelas, os sermões são a composição, a ordem, a harmonia e o curso delas. Vede como diz o estilo de pregar do céu com o estilo que Cristo ensinou na Terra. Um e outro é semear; a Terra semeada de trigo, o céu semeado de estrelas."
comentários(0)comente



Lara.Bia 20/09/2023

Em seus sermões, Padre Antônio Vieira abordava temas que permanecem ainda hoje: a ganância humana, a corrupção da sociedade, a tolerância, a luta contra injustiças, o perdão e o sentido da vida. Esses são alguns tópicos que o português contemplou em suas pregações e cartas.
comentários(0)comente



Rubinho.Meneses 04/01/2024

Leitura um pouco complicada
"Os Sermões de Padre Antônio, explora temas sociais e reflexões teológicas. Uma leitura que destaca a riqueza da língua portuguesa do século XVII e a complexidade dos assuntos abordados pelo autor."
comentários(0)comente



Estante.Tata 22/01/2024

Os Sermões de Padre Antônio Vieira são maravilhosos e muito reflexivos, a minha crítica é em relação a falta de tradução de muitas frases que são necessárias para melhor entendimento.
comentários(0)comente



cat 17/09/2024

Como esperado é um livro de leitura complicada, não apenas por ser um clássico, mas também pelo conteúdo em si. Além da linguagem difícil o autor utiliza bastantes metafóras e alegorias para passar as mensagens em seus sermões, então realmente não é o tipo de leitura a ser feita apenas por lazer.
comentários(0)comente



13 encontrados | exibindo 1 a 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR