Sophie 18/05/2023
Uma história de superação! Maravilhoso!
Não nasci para ser mãe de marido conta a história de Sara, criada por uma mãe católica que acreditava que a mulher tinha que se preparar para ser mãe e esposa, cuidando do marido e da casa, independente da forma como é tratada pelo marido, já que a função da mulher seria ser totalmente submissa às vontades do marido. Com essas concepções, Sara se tornou uma adolescente insegura e ingênua, caindo na lábia do primeiro calhorda que apareceu, a engravidando ainda na adolescência. Ele assumiu a paternidade e se casou com ela? Sim. Mas isso é tudo que uma esposa precisa? É claro que não! Devido a esse casamento fora de hora, ela foi obrigada a deixar os estudos para se tornar aquilo que a mãe sonhava para ela. Porém, na vida da Sara nada foi flores. Devido à criação da mãe, Sara passava por humilhações, acreditando que era normal a vida que levava, e que as coisas erradas feitas pelo marido eram por sua culpa, por não ser a mulher que o marido precisava. Mas o mulherengo decidiu sair de casa por conta própria, indo morar com outra mulher. Sara passou por diversos infortúnios devido às más escolhas e a responsabilidade que assumiu ainda muito nova. Precisou crescer e se empoderar, estudando e trabalhando, para manter a guarda das filhas, que quase perdeu por causa de outro homem que apareceu na sua vida, só para causar problemas. Sua força de vontade e perseverança a fez vencer na vida, que nunca foi fácil. Mesmo com toda a experiência negativa, Sara ainda acreditava no amor e na família, um sonho de princesa, que se converteu em pesadelo quando ela resolveu dar mais uma chance para um homem, que se mostrou ainda pior que os primeiros. Sara não tinha um dedo podre pra escolher seus parceiros, não, eram as duas mãos!
Nesse livro vemos como é importante o amor próprio em primeiro lugar. Em qualquer relacionamento, além do amor, precisa ter respeito e parceria. A mulher precisa entender que ninguém nasceu para sofrer, muito menos na mão de marido calhorda. Também fica claro que, se você quer saber como seu marido vai te tratar, observe o tipo de relacionamento que ele tem com a mãe dele e o que ele pensa sobre o casamento.
Um livro de superação e muitos ensinamentos importantes para todas as mulheres, pricipalmente para aquelas que sofrem abuso, de qualquer tipo, em casa. Infelizmente, o que a autora trata de forma muito fluída, é a realidade de muitas mulheres em um mundo machista que, apesar de existirem leis que protegem a mulher, ainda existe muita violência doméstica, seja física ou emocional.
Não tem como não se emocionar com a narrativa da Livia, que está de parabéns por tratar de um tema tão importante.
Super indico essa leitura!