Mauricio.Alonso 23/09/2024Interessante, leitura obrigatóriaA história se passa num futuro distante, uns 500 anos d.F., depois de Ford, porque Cristo e Deus foram eliminados da mente das pessoas. O culto agora seria ao Henyi Ford, que em 1931, ano da publicação do livro, era o grande nome do capitalismo mundial.
A descrição e os detalhes desta vida futurista é meio confusa, muita coisa eu não entendi, mas em resumo, trata-se de uma sociedade em que impera o individualismo, consumismo, busca constante do prazer, a negação e expulsão da dor, do sofrimento, da dúvida e dos conflitos.
Para tanto a sociedade é dividida em castas, conforme o nível social e a ocupação de cada uma, entre os Alfas, Betas, Gama, Delta e Ipsolons, sendo os últimos o nível social mais baixo. As pessoas nascem em incubadoras e são condicionados desde antes do nascimento a aceitar e obedecer a ordem social a que se destinam, não têm pai, mãe e muitos são geneticamente idênticos.
Dois personagens se destacam na obra, Bernard Marx um indivíduo Alfa, que nasceu com alguns "defeitos" em relação aos seus pares Alfa e que devido a isso é um pouco contestador desta ordem social, tem alguns desejos diferentes e vive em um certo conflito interno.
Outro personagem importante é o John, o filho de Linda, que nasce em Malpais, uma região atrasada, onde as pessoas tinham pai e mãe, e mantinham os hábitos do mundo "atrasado", mas na obra essa seria ainda uma região bem pobre e cheia de moléstias.
Quando encontra Bernard, John fica encantado com a possibilidade de conhecer o Admirável Mundo Novo e pra lá vai, só que lá chegando ele vira um fantoche nas mãos de Bernard que o usa para seu próprio benefício, para ser aceito nessa sociedade. John vira o Selvagem, um ser bizarro que todos têm curiosidade de conhecer. John tem um caso amoroso com Lenina, uma Alfa que enxerga na estranheza de Bernard e John algo de atraente. Lembrando que nesta sociedade a promiscuidade é normal e até incentivada.
O interessante é vermos que, ao traçarmos um paralelo entre o livro e o mundo atual, estamos no caminho de se tornar esse Admirável mundo novo, com as devidas ressalvas..
O Soma é uma pílula alienante que os habitantes daquele mundo tomam todos os dias para esquecer os problemas e evitar os conflitos internos. Seria hoje parecido com as inúmeras redes sociais e distrações artificiais atuais.
A promiscuidade, ausência de família também poderia para alguns ter um paralelo com os aplicativos de namoro atuais como o Tinder, onde o simples prazer do sexo é o objetivo.