Estrella 03/06/2019
Uma surpresa boa
Nesta aventura de Julio Verne, o protagonista se revela um tanto sem graça e sem sal. Apesar de ser quem alavanca toda a história e o que se sucede, Phileas Fogg sempre se mostra preparado tanto física quanto psicológicamente para literalmente tudo e isso torna o personagem chato e previsível.
Porém, seu assistente e servo, Picaporte (nesta tradução), é divertido, engraçado e atrapalhado, o que torna o enredo bem mais dinâmico e nos deixa curiosos sobre o que pode acontecer. Pra completar, se junta a ele o agente da polícia que vive atrás do sr. Fogg, pois pensa que este é um ladrão recém procurado na Inglaterra.
Julio Verne nos leva pela história e pelo mundo com aspectos geográficos que são muito importantes para entendermos tanto aquela época quanto os motivos de o personagem principal escolher fazer a viagem de tal forma. O final é surpreendente. Nos deixa frustrados, mas logo nos dá o ânimo para acreditar na história, pegando um gancho em um fato antes apresentado quase despretensiosamente.