Esta obra aborda temas diversos a respeito das tradições herméticas, cabalísticas, esotéricas e iniciáticas, além dos mistérios da tradição cabalística Rosa-Cruz. O respeitado conferencista e filósofo Jean-Louis de Biasi explica de modo contundente os diversos caminhos a serem percorridos pelo neófito na sua senda espiritual, de modo a poder vislumbrar as luzes da iniciação.
Ele se utiliza da metáfora e explica que ser iniciado é atingir o Si, despertar o coração, colher a flor de ouro e reencontrar a palavra perdida. Essa consciência é muito diferente do conhecimento intelectual, e os progressos na via iniciática são marcados pelo sentimento de harmonia consigo mesmo, com o entorno, com o cosmos. O adepto é caracterizado por uma harmonia constante ao redor de um centro, de si mesmo, do mundo, do divino.
São apresentadas algumas figuras da Tradição, como Martinès de Pasqually, Louis-Claude de Saint-Martin e Saint-Yves d’Alveydre, cujo nome se imortalizou com o Arqueômetro e pela difusão da Sinarquia, que se trata de uma forma de governo trinário. Traz ainda os símbolos da Tradição, o testamento de Cagliostro e um ritual iniciático.
Trata-se, portanto, de uma obra essencial tanto para os que detêm conhecimento do assunto quanto para aqueles que querem dar o primeiro passo em sua busca pelas luzes da iniciação.