Todos os seminaristas, pastores e demais estudantes da Bíblia que acreditam já saber o que significa fazer a exegese de um texto bíblico devem ler esta obra. O trabalho aqui desenvolvido por Stuart e Fee faz dela uma ferramenta indispensável para quem deseja fazer uma exegese séria e responsável do texto sagrado.
O ponto forte desta obra: está no método adotado pelos autores demonstra passo a passo como fazer uma exegese bíblica mais profunda e menos superficial. Esses passos incluem a análise lexical, histórica, teológica, bem como a análise crítica do texto e de seu gênero literário.
Os autores também fornecem uma lista relevante com outras obras de referência e materiais que o ajudarão a colocar em prática os passos ensinados. Ao seguir os passos ensinados é possível aprender, em poucos meses, muito mais sobre as passagens selecionadas do que se aprenderia em anos de exegese superficial.
Numa época em que a pregação e o ensino da Palavra têm sido tão empobrecidos, reduzindo-se a textos-chave, lugares comuns e análises superficiais do texto bíblico, os autores vêm demonstrar e insistir em um desafio: a possibilidade de se resgatar a verdadeira exegese, uma exegese que leva em conta a necessidade de se fazer uma análise séria e profunda da Palavra de Deus.
Obs.: Esta obra é a tradução de dois "clássicos" manuais de exegese bíblica em inglês ("Old Testament Exegesis" de D. K. Stuart e "New Testament Exegesis" de G. D. Fee) para o português. Agora, os dois unidos numa obra só e com lista de bibliografias úteis para exegese tanto em inglês como em português. Portanto, obra básica para uma exegese séria do texto original (hebraico e grego).