A antiga Antologia Poética de Vinícius de Moraes data de 1954. Foi organizada pelo próprio autor (com a ajuda de amigos, principalmente Manuel Bandeira, que a atualizou em 1960, mantendo sua estrutura.
Esta Nova Antologia Poética vem assinada pelos poetas Antonio Cicero e Eucanaã Ferraz, e foi publicada originalmente em 2003. Os organizadores reviram conceitos, refizeram a estrutura e montaram uma seleção criteriosa, lançando um olhar renovado sobre a obra viniciana. Vinícius chega ao século XXI como o autor de uma poesia viva e apaixonada, que, nas palavras do professor e crítico Antonio Candido, "combina de maneira admirável o requinte da fatura com a expressão íntegra das emoções".
O livro, já publicado também em uma edição de bolso, passa a fazer parte, agora, do novo projeto editorial das obras de Vinícius de Moraes, e traz, entre outras novidades, um belo caderno de imagens com diversas fotos inéditas, além de manuscritos e documentos raros. Fechando o volume, o leitor encontrará uma seleção de textos críticos, entre eles a orelha da "velha" Antologia Poética, assinada por Rubem Braga, seguindo-se uma cronologia da vida e da obra deste que é um dos maiores poetas brasileiros do século XX.
Literatura Brasileira / Poemas, poesias