"Antes de entrar em combate na Campanha da Itália, resolvi escrever um diário de guerra bastante resumido, registrando no mesmo: o numero de cada missão, data, objetivo a atacar, nome dos pilotos, horas voadas e, após regressar – fosse nas barracas em Tarquinia ou no Albergo Nettuno em pisa – o resumo da missão, citando os danos causados ao inimigo, bem como os erros, que eram constantes, quando o alvo era uma ponte ou cortes de estrada de ferro.
O meu diário foi escrito a partir da minha primeira missão de combate em 6 de novembro de 1944, terminando com a minha nonagésima quarta missão em 1º de Maio de 1945.
O Armistício na Itália foi assinado no dia seguinte, em 2 de Maio de 1945, significando para o Teatro de Operações No Mediterrâneo o fim da II guerra mundial. O anuncio foi dado pelo radio: “the war is over!” Eram 10 horas da manha. Naquele 2 de maio , data inesquecível para mim, apenas dois pilotos do Grupo voaram – Meira e Tormin – cumprindo a missão da madrugada de reconhecimento meteorológico no Vale do Pó – o Armistício em toda Europa foi assinado no dia 8 de maio de 1945."