O Jardim dos Finzi-Contini

O Jardim dos Finzi-Contini Giorgio Bassani


Compartilhe


O Jardim dos Finzi-Contini (Grandes Traduções)





Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, enquanto o nazismo e o fascismo avançavam pela Europa, a aristocrática família Finzi-Contini insiste em tentar ignorar o crescente preconceito contra os judeus. Os irmãos Alberto e Micòl continuam protelando a formatura: ocupam o tempo realizando competições de tênis com os amigos na quadra de sua bela casa; os pais, por sua vez, fingem não notar o avanço da doença de Alberto, que enfraquece a cada dia.

O destino trágico da família é relatado por Bassani já no início do romance: Alberto falece em 1942; Micòl e os outros são deportados para a Alemanha e mortos em um campo de concentração nazista. A propriedade dos Finzi-Contini, incluindo o jardim, permanece, mesmo degradada pelo tempo e pela falta de cuidado, como um símbolo concreto das lembranças do narrador.

O protagonista se apaixona por Micòl; e é nesse momento que o personagem parece agir ao mesmo modo cego dos Finzi-Contini, deixando-se levar por ilusões, freqüentemente enganando-se e fingindo não ver a realidade. Micòl aparece aos olhos do leitor como um misto de espontaneidade, mistério e beleza: suas atitudes demonstram um amor pela vida e ao mesmo tempo uma adoração do passado, tal qual o narrador. Suas ações, repentinas e surpreendentes, compõem uma personalidade única e encantadora.

Romance autobiográfico de Giorgio Bassani, O JARDIM DOS FINZI-CONTINI narra os momentos de convivência do autor com a família, seja apenas observando-os de longe no Templo judaico, ainda quando criança, seja freqüentando, já mais velho, a casa que tanto o encantava. (site editora)

Literatura Estrangeira

Edições (8)

ver mais
O jardim dos Finzi-Contini
O Jardim dos Finzi-Contini
The Garden of the Finzi-Continis
The Garden of the Finzi-Continis

Similares

(33) ver mais
O belo Antonio
A Romana
A Pele
À Italiana

Resenhas para O Jardim dos Finzi-Contini (51)

ver mais
O Fascismo E O Anti-Semitismo

?Mas o que é que o coração sabe, de verdade?? (Página 242) Um dos patrimônios da cidade de Ferrara é o Cemitério Judaico onde está enterrado o escritor, crítico e editor Giorgio Bassani (1916-2000), um dos mais proeminentes nomes da literatura italiana contemporânea. Em paralelo, ele também foi um severo opositor do movimento fascista que atiçou as chamas do anti-semitismo no país durante boa parte da primeira metade do século XX. Coincidentemente, esse cemitério também faz parte da ... leia mais

Estatísticas

Desejam55
Trocam5
Avaliações 3.5 / 187
5
ranking 17
17%
4
ranking 37
37%
3
ranking 37
37%
2
ranking 8
8%
1
ranking 1
1%

30%

70%

caique
cadastrou em:
29/08/2009 10:12:00