Leitura indispensável para crianças e adultos, livro ilustrado fala sobre luto com sensibilidade e delicadeza
Quando perdemos alguém que amamos, sentimos uma dor tão grande que até respirar fica difícil. É como se de repente um elefante invadisse nossa casa, ocupasse todos os cômodos e nos prendesse ao chão com suas grandes patas. Só nos resta fugir, com todas as nossas forças, o mais rápido que conseguimos. Mas um dia… ali está ele de novo. Só que, agora, o Luto não é mais um elefante, e sim uma corça. E então uma raposa, uma ratinha e, finalmente, um vaga-lume.
Em O Luto é um elefante, a beleza e a ternura das palavras de Tamara Ellis Smith e das ilustrações de Nancy Whitesides nos mostram que, com o passar do tempo, o Luto se transforma — fica cada vez menor, cada vez menos sufocante, iluminando a noite mais escura e nos ajudando a trilhar nosso caminho, embalados pelo amor e pelas lembranças.
Reflexão atemporal e comovente sobre o luto, o livro é uma ótima forma de abordar o tema com as crianças e de ajudá-las a lidar com as emoções. Ao mesmo tempo, é uma leitura reconfortante e um alento para qualquer pessoa, em qualquer idade, que esteja passando por um momento difícil e doloroso. Afinal, a tristeza que um dia foi tão devastadora pode se transformar em uma lembrança acolhedora do amor que sentimos por aqueles que se foram.
Infantil / Literatura Estrangeira / Não-ficção