Entre Marx e Camões, um grupo de amigos se encontra para dividir poesia, arte e celebrar a amizade. Comuníadas é um neologismo, criado por um seleto grupo de intelectuais brasileiros, uma mistura de comunistas com Lusíadas, de Camões. Funcionando como uma espécie de confraria, o Comuníadas tem entre seus participantes nomes como Ferreira Gullar, Zelito Viana, Sérgio Cabral, Leandro Konder, Walter Carvalho e vários outros nomes importantes no cenário cultural brasileiro, que se encontram em um "almoço mensal de dois em dois meses".
O livro reúne poesia, colagem, fotografia e depoimentos. Os poemas, assinados pelo filósofo Leandro Konder, foram escritos em ocasiões diversas e acolhem referências a episódios de uma intensa e prolongada militância, vivida por ele e pelos companheiros do grupo. As colagens ficam a cargo de Ferreira Gullar e as fotografias são de Walter Carvalho. Nas palavras de Cláudia Ahimsa, uma comuníada: "Um poema inédito a cada vez, saído da pena do filósofo. O poeta sorteando seus desenhos e colagens. O cineasta recitando poemas e cantando os números do sorteio. O fotógrafo filmava tudo, e ainda fez as melhores fotos".
O livro ainda apresenta depoimentos dos Comuníadas, lembranças de momentos de militância, episódios curiosos das reuniões ou mesmo impressões pessoais a respeito do grupo. Os Comuníadas estão chegando! revela o afeto que é o verdadeiro ideal que os une.
Não-ficção