Dentre os Direitos Humanos, há um que quase nunca é lembrado e rotineiramente violado: é o direito humano à Comunicação, isto é, o direito que todo ser humano possui de dizer sua palavra, expressar sua opinião, manifestar seu pensamento. É urgente e imperioso que se resgate esse direito fundamental. O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, afirmava sempre que o grau de democracia de uma sociedade se mede pelo grau de democracia existente na Comunicação.
Este livro é um esforço, teórico e prático, de denúncia, por um lado, de situações em que se constata uma comunicação dominante, ideológica e manipuladora e de anúncio, por outro lado, de possibilidades de uma comunicação democrática e ética. Tem a coragem de tentar investigar, além do que nos falam, quem são estes que diariamente nos falam.
Na Grécia Antiga era considerado cidadão não quem apenas sentasse na praça a ouvir, mas sim quem falava, quem apresentava seu projeto para uma cidade humana e participativa. É imprescindível que repensemos nossa comunicação para que ela seja hoje a nova agorá, onde todos possam dizer sua palavra na construção da cidade que queremos.
Comunicação / Sociologia