Os Pastores da Noite

Os Pastores da Noite Jorge Amado


Compartilhe


Os Pastores da Noite





O casamento de Martim e Marialva provoca rebuliço na cidade da Bahia. O menino Felício é batizado em uma igreja católica do Pelourinho, mas tem como padrinho uma divindade negra, o orixá Ogum. A ocupação do morro do Mata Gato obriga os moradores a enfrentar o proprietário inescrupuloso e a polícia.
Os pastores da noite é um romance formado por três episódios independentes, mas que guardam relação profunda entre si e personagens em comum.
Na primeira história, a notícia do enlace do cabo Martim com a bela Marialva espalha-se e atinge o estado vizinho, Sergipe. Mestre do jogo de cartas marcadas, o malandro provoca o ciúme da cafetina Tibéria. Marialva, por sua vez, desperta o interesse de outros homens, especialmente Curió, que se apaixona pela mulher do melhor amigo.
A segunda narrativa conta a história de um menino de olhos azuis, Felício, filho da alagoana Benedita e do negro Massu. Prestes a completar um ano, o bebê será batizado pelo pai em uma cerimônia religiosa marcada pelo sincretismo do rito católico com o candomblé.
O terceiro episódio relata a invasão do morro do Mata Gato. O dono do terreno consegue um mandado para expulsar a gente do local por meio da força. Negocia-se a desapropriação, e a medida agrada aos moradores. Mas a solução acaba revelando um jogo de interesses espúrios para beneficiar políticos.
As narrativas que compõem o livro caracterizam o universo da cidade de Salvador e do Recôncavo, onde os limites entre o convívio harmonioso e o conflito aberto são definidos diariamente. Em meio ao povo simples da Bahia, a solidariedade e a miscigenação são elementos que se refletem na amizade, no amor, na religião e no lugar onde se vive.

Romance / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (11)

ver mais
Os Pastores da noite
Os pastores da noite
Os Pastores da Noite
Os Pastores da Noite

Similares

(5) ver mais
Filhos de sangue e osso
Bahia de Todos os Santos
O Feiticeiro
O Compadre de Ogum

Resenhas para Os Pastores da Noite (53)

ver mais
Lista de Livros: Os Pastores da Noite, de Jorge Amado
on 23/12/13


“Só tem uma coisa que eu quero te dizer: quando a gente discute com a mãe da gente quem tem razão é ela e mais ninguém.” * “Não era possível, a um homem só, dormir com todas as mulheres do mundo mas devia-se fazer esforço para consegui-lo, assim ensinavam no cais os velhos marinheiros.” * “Em negócio de gente grande, pequeno não deve se meter. Senão quem paga os pratos quebrados é a gente...”... leia mais

Estatísticas

Desejam70
Trocam14
Avaliações 4.0 / 450
5
ranking 38
38%
4
ranking 33
33%
3
ranking 24
24%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

37%

63%

Nico
cadastrou em:
23/06/2020 00:43:45