Os Possessos (3 vols.) (Em Russo org: Бесы) é um romance publicado em 1872 pelo escritor russo Fiódor Dostoiévski. A Obra foi motivada por um episódio verídico: o assassinato do estudante I. I Ivanov pelo grupo niilista liderado por S. G Nietcháiev em 1869. Ao recriar ficcionalmente esse evento, o escritor cria uma das suas maiores obras, à altura de Crime e Castigo. Os Possessos é um estudo profundo do pensamento político, social, filosófico e religioso de seu tempo. O narrador, ao mesmo tempo que observa a ação, participa dela, pois é um personagem contando a estranha história que aconteceu em sua cidade no interior da Rússia. Ele, o narrador, narra a história do professor aponsentado Stiepan Trofímovitch, que possui estranhos laços de amizade com uma viúva muito rica da sua cidade, Varvara Pietrovna. Aos poucos a cidade é tomada por estranhos acontecimentos conspiratórios, principalmente com a chegada de Piotr Stiepanovitch, filho de Stiepan Trofímovitch, e com Nikolai Stavróguin, filho de Varvara Pietrovna. Esses acontecimentos são projetados por uma organização niilista e terrorista, chefiada por esses dois personagens, que trazem consigo acontecimentos trágicos que marcarão a todos os envolvidos. O drama central no livro é de Stiepan Trofímovitch. Ao mesmo tempo em que ele tenta ser um revolucionário e um intelectual, acaba sendo visto como um tolo: ele percebe que há algo errado com aquela sociedade, contudo, permanece mortificado por não saber como sair daquela situação imposta pela organização e por se sentir tão culpado pelo que está acontecendo.
Dostoiévski é um grande escritor e sempre se mostrou à frente do seu tempo. E, neste livro, ele se supera. Publicado 45 anos antes da Revolução de Outubro, Os Possessos já apresentava, em germe, aquelas idéias que, sob o comunismo, levariam tantas pessoas ao sofrimento e à morte. Além disso, ao tratar de um caso ocorrido em uma pequena cidade do interior da Rússia, podemos ver que os dilemas humanos ali tratados continuam vivos ainda hoje. A histeria coletiva é mostrada mediante o envolvimento de toda a população com a organização criminosa.
O livro, ademais, desmascara tanto as organizações idealistas que ainda permanecem vivas, como o terrorismo, quanto o enorme perigo de se transformar idéias niilistas em grandes ideais utópicos. É antes de tudo um aviso para aqueles que, pretendendo mudar o mundo, acabam eles mesmos se transformando em assassinos e nos supostos "demônios" que tanto pretendem, a princípio, combater e destruir.
====
https://showlivros.wordpress.com/coleccoes/literatura/bolso-europa-america/
Crônicas / Drama / Ficção / História / Literatura Estrangeira / Política / Romance / Suspense e Mistério